"Três mil cidades em todo o mundo, das quais sete portuguesas (Lisboa, Águeda, Tomar, Famalicão, Funchal, Almeirim e Guimarães), deverão ficar às escuras entre as 20:30 e as 21:30 deste sábado, num alerta para a necessidade de medidas urgentes para combater as alterações climáticas. Algumas já apagaram as luzes."[in JN]
Faz lembrar aquelas campanhas tipo - "Dia europeu sem carros", e que até à data, de pouco ou nada serviram. Suspeito que daqui a uns dias já ninguém se lembrará deste apagão. Medidas simbólicas não chegam. Gostaria de ver antes (durante esse período), os meios-de-comunicação a informarem as populações sobre formas de rentabilização e poupança energéticas.
Concordo plenamente. Embora importantes, estes gestos simbólicos de nada valem se não forem tomadas medidas reais que passam, em primeiro lugar, pela sensibilização das pessoas acerca desta temática.
ResponderEliminarO problema maior é que estas iniciativas partem sempre de organizações ou de pequenos grupos populacionais sensibilizados para estas problemáticas. Raramente são tomadas iniciativas por parte de quem realmente tem poder persuasivo para a mudança (ex. governos e políticos em geral). Porém, não quero ser mal entendido parecendo que estou a criticar estas medidas, apenas procurei alertar para o efeito mínimo que elas trazem para a mudança de mentalidades e para o bem do nosso planeta.
ResponderEliminar