28 março 2009

"Apagão"

"Três mil cidades em todo o mundo, das quais sete portuguesas (Lisboa, Águeda, Tomar, Famalicão, Funchal, Almeirim e Guimarães), deverão ficar às escuras entre as 20:30 e as 21:30 deste sábado, num alerta para a necessidade de medidas urgentes para combater as alterações climáticas. Algumas já apagaram as luzes."[in JN]
Faz lembrar aquelas campanhas tipo - "Dia europeu sem carros", e que até à data, de pouco ou nada serviram. Suspeito que daqui a uns dias já ninguém se lembrará deste apagão. Medidas simbólicas não chegam. Gostaria de ver antes (durante esse período), os meios-de-comunicação a informarem as populações sobre formas de rentabilização e poupança energéticas.

2 comentários:

  1. Concordo plenamente. Embora importantes, estes gestos simbólicos de nada valem se não forem tomadas medidas reais que passam, em primeiro lugar, pela sensibilização das pessoas acerca desta temática.

    ResponderEliminar
  2. O problema maior é que estas iniciativas partem sempre de organizações ou de pequenos grupos populacionais sensibilizados para estas problemáticas. Raramente são tomadas iniciativas por parte de quem realmente tem poder persuasivo para a mudança (ex. governos e políticos em geral). Porém, não quero ser mal entendido parecendo que estou a criticar estas medidas, apenas procurei alertar para o efeito mínimo que elas trazem para a mudança de mentalidades e para o bem do nosso planeta.

    ResponderEliminar