Ontem, ascendeu ao cume do Manaslu, nos Himalaias, a 8163 metros de altitude. Concluiu dessa forma, a décima segunda montanha com mais de 8000 metros, sem recurso a oxigénio. Existem quatorze montanhas no mundo com mais de 8000 metros de altitude, e apenas nove alpinistas conseguiram ascender a todos os cumes, sem oxigénio. João Garcia está a caminho de íntegrar este restrito lote de alpinistas.
Contudo, a imprensa desportiva não soube sequer dar-lhe o devido valor . Hoje dei uma leitura rápida pelos jornais: O Jogo e o Record; no primeiro não li sequer referência ao feito de João Garcia, e no segundo, vem uma pequena referência noticiada na última página. Corrijam-me se estiver errado.
Talvez por ser um desporto de minorias, que interessa a poucos, que não dá dinheiro, nem status, nem boa aparência física.., mas que certamente dará outras coisas. E João Garcia deve sabê-lo bem, as coisas que o fazem mover e não desistir de um desporto tão arriscado, desgastante e exigente. Certamente será mais do que físico. Certamente será na espiritualidade que o alpinismo seduz os seus "amantes", na sua ausência da materialidade que reina pelo mundo fora. Talvez porque o Alpinismo seja uma forma de estar na vida, humilde e, um estado de espírito de maior elevação, um outro tipo de Valores.
Sem comentários:
Enviar um comentário