19 maio 2010

Explore a crise em 3D

No registo caseiro, uns dizem que a culpa é da direita "after hours ", outros da "esquerda caviar", outros dos feriados a mais e, a grosso modo, a " maioria" quer mas é culpar os " malandros" dos desempregados que recebem, sem trabalhar, o subsídio ao fim do mês.
Se a realidade ainda não mudou - e receio porque o José ainda ontem disse que o mundo mudou nas últimas 3 semanas - os desempregados só recebem, porque antes de o serem, foram empregados e descontaram para a segurança social aquilo que lhes exigiam.
Entre o inglês técnico do José para consumo externo e os passos de dança para consumo interno do seu parceiro do Tango, vai-se diminuir em 5 % os ordenados dos políticos para que numa operação de cosmética se demonstre solidariedade e se não diga depois que eles não contribuiram.
No registo europeu, a culpa é atribuida aos " PIG S" onde, dizem, o pessoal trabalha pouco e se reforma cedo.
Os "bifes", entretanto, vão tratando mas é de salvar a banca francesa e alemã do colapso financeiro com a criação do empréstimo europeu que para eles, por razões diferentes das nossas, é uma garantia do cumprimento do pagamento das dívidas por parte dos devedores dos países do sul.
E como não há crise que não dê em fenómenos inexplicáveis, por cá promulga-se uma lei com a qual " em consciência" não se concorda, e despede-se uma " boazona" que não tem culpa de ter um corpinho à medida. É que depois de tanto ser cobiçada ao menos, essa sim, foi solidária com os desejos do povo ( alunos, pais dos alunos...) e deu de si para a comunidade.

3 comentários: