14 maio 2010

Mas qual projecto?!?!?!

A chanceler alemã Angela Merkel adverte para o riso de o projecto europeu fracassar se o euro acabar [in público]

Mas a União Europeia actual tem algum projecto? Ainda gostava de saber qual. Será algum do género "tudo ao molho e fé em Deus"? ou, cada um "puxa a brasa a sua sardinha"? Serão as ligações de TGV? os Tratados de "Bolonhas"? Serão os deputados e politiquices repletos de regalias e de luxos? Será o Banco Central Europeus a endividar-se para depois sugar o dinheiro todo brincando às taxas de juro?

"Merkel lembrou que os governos prometeram aos cidadãos que o euro seria uma moeda estável, e «têm de cumprir essa promessa», sublinhou"

Pois bem, tudo o que o euro menos trouxe foi estabilidade. Ele serviu para duas grandes coisas: uma taxa de inflação brutal sem acompanhamento salarial na grande maioria dos Estados aderentes, e o enriquecimento das elites económicas que com essa inflação benificiaram nas transacçõesa financeiras. E com isto serviu também para outras pequenas grandes coisas que, fizeram com que a europa esteja hoje no estado em que está. Os Ingleses foram mais espertos, "libra", fizeram o manguito ao euro.

Sem comentários:

Enviar um comentário