31 agosto 2010

Abanar o leque!

"Este Verão são vários os hospitais com carências de ventilação, seja por avarias ou por falta de capacidade do quadro eléctrico, noticia hoje o “Correio da Manhã”. Portimão e Guarda são dos casos mais graves." [in Público]

Infelizmente esta é uma realidade ainda presente nos nossos dias. No serviço onde exerço a profissão também não existe ar condicionado, a população enferma é maioritariamente idosa e, o edifício é velho, num terceiro andar, desafogado e orientado para Sul. A temperatura ambiente no interior, consegue, nalguns dias, ser superior à temperatura exterior. É uma sauna grátis para os profissionais e para os doentes, alguns deles com diagnósticos de admissão de desidratação. há que beber muita água e dar ao leque. Existem uma meia dúzia de ventoinhas que mais não fazem do que ventilar um ar quente. O que se sabe é de que o dito ar condicionado está pedido há alguns anos, mas a desculpa para não o instalar é a mesma de sempre, falta de verbas, não há orçamento disponível. Pois claro, mas os senhores que controlam os orçamentos, os administradores de fato e gravata que trabalham no conforto das suas secretárias, têm os seus gabinetes fresquinhos e bem climatizados. Ai este "umbigos". Poupa-se por um lado, mas gasta-se bem mais por outro. É a típica mentalidade portuguesa. Por estarmos cansados desta insensibilidade, durante este verão incentivámos mesmo alguns doentes e famílias a fazerem reclamações no livro amarelo da Instituição, já que a nós ninguém nos dá ouvidos. Ao que parece e segundo os rumores, o orçamento para a instalação do ar condicionado vai ser aprovado em breve. Aleluia!!! Benditas reclamações.

1 comentário:

  1. "É a típica mentalidade portuguesa."

    Não é portuguesa, é em todo o lado igual. Simplesmente nuns lados o controle aos engravatados é maior do que noutros, mas ainda assim estas coisas acontecem em todo o lado.

    ResponderEliminar