28 julho 2007

Btuga vs. Asae

Para um grande desagrado da população cibernética portuguesa o afamado site na internet www.btuga.pt e seus congéneres www.zemula.org e www.zetuga.com, foram encerrados por medida cautelar pela autoridade nacional. Estes sites aqui referidos ganharam muita notoriedade entre "downloaders" lusos devido a permitirem realizar downloads/uploads e serem contabilizados como tráfego nacional. Um grande atractivo para o "cibermundo" português, tendo em conta as restrições feitas ao limite mensal de consumo de tráfego nacional, sendo substancialmente menores comparadas às restrições ao tráfego internacional praticadas pela maioria das operadoras portuguesas de internet.

Este acontecimento realçará a polémica em torno dos direitos de autor /propriedade industrial /propriedade intelectual, todos estes sofrem com um vazio legal e informativo que leva, de certo modo, a abusos comerciais. Contudo, em jeito de reflexão, apresento-vos uma excepção e uma limitação (pertinentes para o assunto aqui exposto) presentes na Declaração Universal dos Direitos Humanos:

"é legítimo que os criadores de obras intelectuais tenham retribuição por obras".

"a sociedade também precisa ter acesso a obras em determinadas circunstâncias para o desenvolvimento social, para o ensino".

1 comentário:

  1. Muito bem dito, falando na musica, que na minha opinião é a que mais sofre com a pirataria e com os download's, acho que os musicos não tem muito do que se queixar, eles continuam ricos, dão cada vez mais concertos (que é bem mais rentavel que a venda de discos) e se querem realmente vender discos, façam cada vez melhor para que o proximo album fique como um album de culto social, aí as vendas serão maiores! Ass: Gilberto M. Felgueiras

    ResponderEliminar