"Aborto: Ordem dos Médicos não muda código deontológico"
“Amanhã [quinta-feira] vamos escrever uma carta ao senhor ministro explicando que a independência, autonomia e liberdade dos médicos não são negociáveis e que, por isso, não vamos alterar o nosso regulamento”, citando o bastonário Pedro Nunes.
Eu não percebo estas "ordens", têm algum estatuto especial? Contrariam pareceres da Procuradoria-Geral da República, alegando que a independência, autonomia e liberdade dos médicos não são negociáveis. Meus senhores, digo-vos que perante a lei os "elitismos" não existem, pelo menos no seu conceito. Por isso sejam bons meninos e deixem-se de práticas anacrónicas. Aceitem e realizem o parecer de uma instituição superior à sua. Mostrem bom carácter e não façam birras só porque uma instituição vossa superior, de uma forma imperativa, aconselhou-vos a mudar um pequeno pormenor, mas ilegal, no vosso código deontológico.
Outras ordens e camaras profissionais têm que se ir ajustando os seus códigos deontológicos e estatutos de acordo com a evolução legislativa. Porque há-de ser diferente no caso da Ordem dos Médicos?
ResponderEliminarNão sei, talvez por birra.
ResponderEliminarbirra é cerveja...
ResponderEliminarSe calhar é por cerveja que fazem isso.
ResponderEliminar