14 dezembro 2007

A sexual ignorância

"A melhor opção para favorecer o comportamento dos mais jovens e dos mais velhos face à sexualidade e aos afectos é colocar a questão na escola. Ou seja: criar uma disciplina para destruir estereótipos da base até ao topo."

50 anos de atraso em matéria de sexualidade. A Educação Sexual há muito perdeu o contexto lúdico e educativo. Hoje é algo mais, é a própria saúde pública que está em causa. Devido a preconceitos e mitos sexuais, muitos foram os infectantes e infectados por via sexual. Quantos anos teremos de nos distanciar para, de uma vez por todas, edificar a disciplina de Educação Sexual nas Escolas. Uma medida profiláctica que provavelmente salvará muitas pessoas da ignorância e enfermidades.

4 comentários:

  1. Infelizmente esta matéria ainda é vista como um tabu,como um tema que muitos(educadores) preferem "não ter" de abordar e outros (educandos)preferem nem ouvir falar.No entanto,todos os problemas que advêm da falta de educação e ignorância tornam esta temática,como bem disseste,de carácter público.Surge uma necessidade premente de ensino,debate,discussão deste tema que leve à desmistificação da sexualidade e à sua vivência de forma saudável.É uma nescessidade que se impõe há muito tempo mas que, infelizmente, parece estar ainda longe de ser concretizada.

    ResponderEliminar
  2. Exactamente cara Charlene, tem-se de encarar este tema com outros "olhos".

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida. Deveria ser obrigatória. Parece que os elevados números tantos de contágio como de gravidez no início da adolescência ainda não chega para mudar as mentes.

    Luz

    ResponderEliminar
  4. tixa...
    é um tema mt importante nas escolas,mas eu tbm sei pk os professores ñ estao à vontade, para falar sobre este tema,aos futuros adolescentes,pk os jovens vão gozar com o tema...brincando com as difinições de todo o mecanismo...em vez de estarem atentos, sem medos de perguntarem as suas duvidas...mas tem q haver uma forma dos cultivar e de abrir as mentes e dizer-lhes q no futuro proximo..iram agradecer por terem aquela disciplina.ha q ouvir os mais velhos e ñ pensarem q aprendem sozinhos... e dpois como diz o ditado "errar é q se aprende"..mas depois o erro ñ volta atras...

    ResponderEliminar