25 março 2008

Mútua de Basto- Um conceito a seguir

A Associação Mútua de Seguro de Gado - Mútua de Basto é uma associação de agricultores privada sem fins lucrativos, constituída por escritura pública de 17 de Março de 1988, com o objectivo inicial de apoiar os agricultores, nomeadamente para superar a inexistência de um seguro mínimo de eficácia e com prémios acessíveis. Reúne 936 sócios na sua Secção de Seguros, 5471 na Secção de Sanidade Animal, e 82 na sua Secção de Agrupamento de Produtores do "Cabrito das Terras Altas do Minho", distribuídos pelos quatro Concelhos da Sub-Região de Basto (Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Mondim de Basto e Ribeira de Pena), onde possui delegações de nível concelhio.

Ao longo destes catorze anos, as actividades desenvolvidas passaram de um cariz sectorial (agrícola) a um cariz de intervenção global em todos os quadrantes do desenvolvimento rural e social de Basto, incluindo assim todos os sectores de actividade económica.

in Mútua de Basto.

São vinte anos de desenvolvimento, algumas polémicas, e, sobretudo, a ascensão de um conceito de mutualidade, que actualmente, a torna transversal a uma alargada área de intervenção.

Esteve presente na celebração da efeméride, Vieira da Silva, ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, que declamou, para além das congratulações, um incentivo à iniciativa local para produção de produtos característicos e com qualidade certificada.

Um caso de sucesso.

2 comentários:

  1. Já ouvi falar tão mal dessa associação!!!mas,as vezes são mais as "vozes que as nozes". Felicidades e que continuem a ter sucesso.

    ResponderEliminar
  2. Independemente às polémicas, espero que continuam a ser um exemplo para a Região.

    ResponderEliminar