Festa da Saúde e da Solidariedade nos dias de 16 de Maio a 18 de Maio, em Cabeceiras de Basto, e cinge-se ao lema << Cabeceiras de Basto: um Munícipio Saudável >>.
De salientar todas as iniciativas a realizar nestes dias, estão as iniciativas << Sem parar>> e << Pela sua saúde, mexa-se >>. Um belo dia de Sábado para poder usufruir de todos equipamentos desportivos municipais com um acesso gratuito. Esquecer pelo menos um dia as altas taxas inerentes ao acesso de alguns desses equipamentos por uma parte significativa da população do Concelho.
Contudo, esta iniciativa é de louvar e com iniciativas didácticas e "saudáveis". Fica aqui a calendarização do evento: III Festa da Saúde e da Solidariedade.
Positivo, porque envolve um sector da sociedade cabeceirense, que apresenta debilidades, decorrentes de muitas pessoas idosas viverem sozinhas e desamparadas. A solidão e a exclusão é talvez um dos maiores problemas da terceira idade. Deixo apenas uma chamada de atenção. Se aplaudo globalmente estas iniciativas, entendo que a autarquia deve procurar centrar-se numa situação que está a ser um factor de exclusão social dentro do próprio município. Há 2500 famílias a viver abaixo do limiar da pobreza em cabeceiras. Dados do rendimento social de inserção. Deve promover-se quanto antes uma política social orientada para a recuperação de habitações degradadas pertencendo a famílias extremamente carenciadas.Há crianças que não tomam banho em casa, por falta de água e muitas das casas nem luz tem. pode impressionar mas esta é a nossa realidade, nesta primeira década do século XXI. E o que foi aqui dito, não é ficção. É a realidade de cabeceiras de basto.
ResponderEliminar