Realmente não se percebe porque o Governo dos EUA nacionalizou as empresas Fannie Mae e Freddie Mac e não o Lehman Brothers, atendendo que o volume de negócios do segundo é incomparável com os primeiros. Alan Greenspan classificou esta crise como a pior dos últimos 100 anos. As falências têm como principal objectivo dissuadir o risco excessivo e a má gestão. Efectivamente, são uma consequência das regras do jogo. Para isto não acontecer, os EUA teriam de nacionalizar todo o sistema bancário, com todas as consequências que daí adviriam. Abraço
Sabes perfeitamente que isto é resultado do mercado não ser nem uma coisa nem outra...
ResponderEliminarÉ apenas um acontecimento normal e regenerativo no sistema económico actual- capitalismo.
ResponderEliminarDiria Darwin, é apenas um factor evolutivo
ResponderEliminarCaro Marco,
ResponderEliminarRealmente não se percebe porque o Governo dos EUA nacionalizou as empresas Fannie Mae e Freddie Mac e não o Lehman Brothers, atendendo que o volume de negócios do segundo é incomparável com os primeiros.
Alan Greenspan classificou esta crise como a pior dos últimos 100 anos. As falências têm como principal objectivo dissuadir o risco excessivo e a má gestão. Efectivamente, são uma consequência das regras do jogo. Para isto não acontecer, os EUA teriam de nacionalizar todo o sistema bancário, com todas as consequências que daí adviriam.
Abraço
Caro Bruno,
ResponderEliminarO que se passa no EUA é sintomático da grave doença congénita do capitalismo. O 'jogo' que é, prejudica muitos em detrimento de poucos.
Já a crise de 1929 mostrou-nos as fragilidades do sistema. Depois, tentou-se remendar o sistema. O resultado está à vista.