08 junho 2009

Eleições Europeias 2009 - Portugal

fonte: elections2009

PSD - 31,69% (elege 8 eurodeputados); PS - 26,57% (elege 7 eurodeputados); BE - 10,73% (elege 3 eurodeputados); CDU - 10,66% (elege 2 eurodeputados); PP - 8,37% (elege 2 eurodeputados);

O PSD sentenciou-se como o partido mais votado, nas eleições europeias de 2009, em Portugal. De realçar, que embora tenha reunido o maior número de votos esta vitória não é expressiva, ou seja, considero uma vitória "relativa" porque pouco mais votos teve do que as eleições europeias de 2004 onde concorreu coligado com o PP. Certamente, é uma vitória tanto para o partido como para a sua dirigente e para o seu cabeça-de-lista, que contrariaram a maioria das sondagens pré-eleitorais e opiniões internas que os questionavam.

O resultado eleitoral atribui ao PS uma pesada derrota. No contexto em que as eleições europeias são percepcionadas como as "primárias" (que não deveria acontecer) das eleições legislativas, este resultado apresenta um sinal preocupante para as hostes socialistas. Foi evidente a sangria de votos para a sua esquerda. A mesma esquerda política que, assustados quanto baste (tanto os partidos de direita e o partido socialista), fartam-se de adjectivar como a extrema-esquerda. Na minha opinião, este resultado apresenta-se como a verdadeira causa da vitória do PSD. O PS periclitante e arrogante teve o prelúdio que deveria ter. É um sinal.

O Bloco de Esquerda apresenta um resultado histórico. Numas eleições onde o número de deputados eleitos para o Parlamento Europeu diminui e a abstenção atinge um valor preocupante (cerca de 63%) o Bloco elege três deputados e aumenta substancialmente o número de votos em comparação às eleições europeias de 2004. É um sinal da rua. O mesmo sinal que preocupa o PS e começa a preocupar a direita política portuguesa. Sem dúvida um resultado marcante e que poderá vaticinar uma mudança na orientação deste partido para as legislativas.

A CDU com um resultado muito próximo do Bloco de Esquerda perfaz, também, um bom resultado eleitoral. Aumentou em cerca de 1,57 p.p. o resultado obtido em 2004. A CDU como o Bloco de Esquerda figuram-se os principais responsáveis pela "queda" do PS. Juntos consubstanciam cerca de 21% dos votos. Um resultante animador para a verdadeira esquerda e preocupante para os partidos onde predominam as políticas ditas de direita (PSD, PS e CDS-PP).

O CDS-PP também atinge um excelente resultado. Abarca 8,73% dos votos e elege dois deputados para o Parlamento Europeu. Tal como o PSD, o CDS-PP, contraria as sondagens e afirma-se como um partido "vivo" e activo.

Sem comentários:

Enviar um comentário