20 junho 2009

Infelizes

«A indústria fonográfica acusa Thomas-Rasset de ter colocado mais de 1,7 mil músicas no site de compartilhamento de arquivos Kazaa, antes de o serviço ser legalizado. No tribunal, ela se descreveu como "uma grande fã de música".

Os advogados de defesa argumentaram que as gravadoras não tinham como comprovar que ela era a pessoa que estava compartilhando as músicas, sugerindo que isso pudesse ter sido feito por seus filhos ou seu ex-marido.

As gravadoras, entre elas Sony, BMI, Universal e Warner Music, dizem que estão se concentrando em trabalhar ao lado de provedores de serviços na internet para endurecer as punções para os condenados por compartilhamento ilegal de arquivos.» in [O Globo]

Conclusão: o «lobby do copyright» concentra-se na concertação com os ISP's (fornecedores de Internet) para punir futuros utilizadores que compartilhem (reparem, compartilhar, não roubar ou lucrar) música na Internet. Não é por acaso que os ISP's se juntam com o lobby do copyright nesta paródia e emergente saga de punição.

Em primeira instância são eles que lucram com a partilha de ficheiros na Internet e todo o tráfego consequente. Todos pagamos para ter acesso a ela e pagamos através de taxas de tráfego, como quem diz de download (que crime!!), impostas pelos fornecedores de Internet. Não deveriam eles (os fornecedores de Internet) pagar os direitos de copyright? Não deveriam eles seguir o exemplo do Youtube que se aliou a uma editora repartindo lucros e assim disponibilizando vídeos e músicas gratuitamente para os utilizadores, mantendo assim o espírito livre, gratuito e de partilha que impulsionou aquele sítio.

No entanto, referindo o caso citado, quem paga a factura (monetária e legal) -uma multa de 1,4 milhões de euros- por partilhar uns ficheiros (reparem sem lucrar nem roubar) de música é uma mãe com quatro filhos que gosta, imaginem só, de música e de compartilhá-la. É assim que queremos uma sociedade? Pois a realidade virtual é isto mesmo, a realidade (um reflexo) da sociedade num mundo virtual -para os defeitos e virtudes.

Deixo aqui como forma de reflexão um comentário anexo a uma notícia sobre o primeiro português condenado por pirataria musical na Internet:

Deixem-me ser completamente demagógico e irracional:

- Processo Casa Pia: nada
- Processo Apito Dourado: nada
- Assassinatos de seguranças na noite: nada
- Caso Maddie: nada (com direito a humilhaçãozinha no estrangeiro...)
- Caso Freeport: nada
- Caso "dos sobreiros": nada
- Caso BCP: nada

Mas soube-se prender um jovem que fez um download ilegal!! Ah leões!!!

A justiça portuguesa é um paradoxo das redes de pesca: apanha o peixe miúdo, mas o peixe grande passa à vontade...

Sim, sei que fui altamente demagógico. Mas também me lembro que o símbolo da justiça é uma balança e a venda nos olhos. Pena que a balança esteja desequilibrada e que a venda tenha caído....

Sei que a lei é para se cumprir. Mas foda-se, que a cumpram todos!!!

2 comentários:

  1. mas foda-se???????????puta que pariu pá, ouve la estas a ficar muito badalhoco,caralho!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. temos que fazer surgir um partido pirata...em todos os países!

    ResponderEliminar