11 julho 2009

A droga, o drogado e o toxicodependente

Hoje à semelhança de alguns dias do ano em que nada apetece fazer, e em que, ao mesmo tempo, surge a melancolia desse mesmo estado de espírito, apeteceu-me escrever sobre a palavra - "droga", sim droga, essa palavra que suscita tantos medos, tantos preconceitos, mas ao mesmo tempo muita curiosidade e discussão. Para a maioria das pessoas, a palavra droga é imediatamente associada a estupefacientes. No entanto, a palavra em si tem um significado mais vasto que aquele que habitualmente lhe atribuímos. Isto porque, consumimos droga mais vezes que aquelas que nos apercebemos, senão vejamos: quando somos submetidos a uma intervenção cirúrgica sob anestesia geral, lá entram umas quantas drogas no nosso organismo (propofol, diazepam, metoclopramida, fentanyl, besilato de atracurium...); quando se toma um ben-u-ron prá cefaleia, lá vai mais uma dose de droga (paracetamol); quando bebemos uma chávena de café ou chá preto, ou ainda quando degostamos uma tablete de chocolate lá vão mais umas graminhas de droga (cafeína), quando andamos com insónias ou deprimidos lá derretemos a caixa das benzodiazepinas ou dos anti-depressivos (mais droga) , quando se bebe uma cervejinha ou um copito de vinho mais umas graminhas de droga (álcool); quando se fuma um cigarro mais umas gramas de nicotina, etc.

Contudo, a palavra drogado, é normalmente associada àqueles que consomem e dependem de drogas classificadas e conhecidas técnicamente por estupefacientes, como por exemplo: a canábis, cocaína, a heroína, LSD, o ecstasy, etc

Dá-me vontade de dizer que somos todos uns drogados, embora nem todos toxicodependentes. E agora vou-me drogar com um cafézinho que me vai cair que nem ginjas, depois do jantar.

5 comentários:

  1. "canábis, cocaína, a heroína, LSD, o ecstasy, etc"

    Caro Abel,

    É sabido que todas são drogas, contudo não deves comparar as citadas com as demais, se estas não forem tomadas exageradamente ( 20 cafés de 1 vez, é igual a 1 dose de heroína).

    Fumar um cigarro não é nada igual a fumar um charro!

    ResponderEliminar
  2. Caro JMF, este post foi um devaneio irónico com o significado da palavra droga, nada mais. A minha formação permite-me compreender a diferença entre cada substância, bem como as implicações que trazem para a sociedade e saúde individual. Contudo, há drogas legalizadas e consumidas de forma desenfreada, que pelas suas características de consumo, oferta e aceitação social, estão a tornar-se um problema grave, embora, obviamente, com contornos diferentes dos da toxicodependência.

    ResponderEliminar
  3. Isto é de loucos,permita-me.Drogar-se com um café? Tenha tento nalgumas palavras e pense bem, Sr Abel, não compare o café com heroína.
    Por alguma coisa será que nos estacionamentos(p/ex), os toxicodependentes não andam todo o dia a pedir para um café(a coisa deve ser diferente)Há drogas e drogas, café toda a gente bebe, droga não.

    ResponderEliminar
  4. Caro Meirelles quem comparou café a heroína foi o JMF, não eu. Não percebeu o post nem o seu intuito, leia-o outra vez juntamente com os comentários anteriores.

    ResponderEliminar
  5. troquei o nome

    ResponderEliminar