01 outubro 2009

Eleições Legislativas 2009 - Portugal

fonte:rtp

Nestas eleições foi evidente o esfumaçar do mito do voto útil. O resultado eleitoral demonstra isto. O PS perdeu cerca de meio milhão de votos, não elegeu (comparando a 2005) 24 deputados e consequentemente perdeu a maioria absoluta no parlamento nacional. O PSD teve um resultado eleitoral aquém do que se esperava. Por várias razões o PSD perdeu os votos (à direita política), que supostamente teria, para a abstenção e para o CDS-PP.

O grande vencedor foi o CDS-PP que contrariando as sondagens e acumulando os votos (à direita) perdidos do PSD singrou-se como a terceira força política em Portugal, elegendo 21 deputados e auferindo 10,46% dos votos. Por uma diferença de apenas 25 mil votos (uma razão para os deputados eleitos repensarem o modelo de representação parlamentar assente no actual método de eleição) da votação do CDS-PP o Bloco de Esquerda acumulou a eleição de 16 deputados. Um resultado, embora espectacular, teve um "sabor" menos especial pela ocupação do CDS-PP no lugar de terceira força política, quando a maioria das sondagens apontava o Bloco nesta posição. A coligação entre o PCP e o PEV obteve, embora com uma ligeira subida, a quinta posição em número de votos. Mesmo assim, elege mais um deputado e solidifica a posição na esquerda parlamentar.

Em conclusão, a actual composição do parlamento derivará numa quase obrigatória atitude de consenso e negociação entre o partido mais votado e os outros. Neste enquadramento político a Democracia portuguesa terá uma oportunidade para se afirmar como madura e saudável, ou seja, o processo (que se tem demonstrado como pouco benéfico para o país) de bipolarização da política e da governação tenderá a desaparecer. Não será nesta legislatura que acontecerá o fim deste processo mas poderá ser o princípio de uma verdadeira política parlamentar que determine, em consenso e em negociação (contra o autoritarismo natural de uma maioria absoluta), o futuro da governação deste país.

2 comentários:

  1. bruxo-mamadu-africano1 de outubro de 2009 às 23:23

    A foda toda é que está tudo fodido e ninguem se quer foder, o que eu quero dizer com isto é que está tudo fodido e ainda vai estar mais, eu quero ver daqui pra frente como isto tudo vai ser governado!
    É tudo um bando de mamões que se querem governar a eles e estão se cagando pró país e quem quer governar nem o deixam, mas pronto.
    A foda toda é que quem trabalha está sempre fodido com estas merdas e os marmanjões a governar aos milhões, não tarda muito a haver uma guerra civíl, é assim que elas começam.

    Sr. Marco desculpe algumas palavras, mas não me contí

    ResponderEliminar
  2. Ó amigo, algumas???

    Não percebo a graça!

    ResponderEliminar