28 janeiro 2010

“pedimos comida e alojamento e o governo manda-nos homens armados” Review

«Alan Joyandet, ministro francês encarregado do auxílio humanitário ao Haiti, teve um confronto verbal com um alto responsável militar norte-americano quando pretendia organizar um voo de evacuação de vítimas no aeroporto de Port-au-Prince. Depois desabafou: “Trata-se de ajudar o Haiti, não de ocupar o Haiti”. O episódio merece reflexão.»

Um artigo recomendável, com algumas pérolas norte-americanas como: «esta estrutura militar é a de “comandar operações militares e permitir uma cooperação segura para os objectivos estratégicos dos Estados Unidos da América” em toda a região latino-americana» e «O general Douglas Fraser, comandante do Southcom, explica que a operação no Haiti se subordina ao conceito “dos três C’s”: “comando, controlo, comunicações”, de modo a que os Estados Unidos “possam compreender melhor o que está a acontecer”».

Para concluir fica aqui mais uma tirada norte-americana: «o terramoto tem simultaneamente implicações humanitárias e de segurança nacional para os Estados Unidos».

2 comentários:

  1. A Urss caiu há 20 anos, e ainda bem,há no entanto momentos que faz falta, e cria saudades. Obama falaria muito mais baixo.

    ResponderEliminar