17 agosto 2007

Incoerências Nefastas

A irresponsabilidade e a falta de filantropia que assola as populações abastadas, provenientes de países desenvolvidos, é demais evidenciada com exemplos que posteriormente irei referenciar.

Segundo um estudo apresentado na World Water Week, a conferência mundial sobre a água que termina hoje em Estocolmo na Suécia, os países desenvolvidos desperdiçam 30% dos alimentos que compram ao pô-los no lixo.Eis alguns exemplos:

De acordo com o estudo, na Suécia, considerando-se apenas as famílias com crianças pequenas, 25% da comida comprada vai parar no lixo.

Nos Estados Unidos, os números mais recentes indicam que as famílias desperdicem cerca de meio quilo de comida por dia, o que equivale em media a 40% dos alimentos.

Na Grã-Bretanha, o desperdício é estimado entre 30% e 40%, num prejuízo avaliado em 20 biliões de libras (29.35 biliões de euros) por ano.

Foi salientado, nesta conferência, que "Comida é água" e "É preciso compreender que comida é água; Nós bebemos um ou dois litros de água por dia, mas 'comemos' toneladas de água todos os dias." segundo Jan Lundqvist, director do Comité Cientifico do Instituto Internacional da Água de Estocolmo (SIWI). É necessário um mudança radical nos valores associados aos alimentos. Combate ao adquirimento exagerado de alimentos que, quando não utilizados são deitados no lixo; Desperdício desnecessário devido à obediência cega aos rótulos dos fabricantes, que indicam o prazo máximo aconselhado para o consumo do alimento. Deixando-se "levar" pelos os rótulos, descurando as acções dos sentidos (cheirar,provar...) para a validação dos alimentos.

2 comentários:

  1. O desperdício de alimentos é por demais exagerado,estes números são impressionantes, axo k ninguém tem a noção de tamanho desperdício. obrigado por nos elucidares.

    ResponderEliminar
  2. é um desperdício enorme deitar comida fora...quando há inúmeras crianças hà fome, por todo o mundo...os alimentos deveriam ser comprados consoante as necessidades de cada família...
    é triste...mas é a realidade

    ps:parabéns pela publicação...foi uma boa pesquisa

    ResponderEliminar