17 agosto 2007

Wikipédia vs Sócrates

Através de uma nova ferramenta de busca na Wikipédia, lançada por um doutorando de Caltech (California Institute of Technology), o colectivo do blog zero de conduta denunciou mais um indício (ver denúncia) de manipulação com fins déspotas, do executivo regente.

O cerne desta polémica (página sobre Sócrates na Wikipédia alterada) reside na tentativa desmedida e maquiavélica, por parte de elementos ou pseudo-elementos governamentais, de expurgar o imaculado registo vivencial do nosso Primeiro-Ministro. Esta expurgação acontece a 2 de Abril, duas semanas após, um meio de comunicação ter publicado uma investigação sobre a licenciatura de Sócrates. Um cibernauta usou um computador da rede governamental e apagou um parágrafo, alusivo à polémica sobre a licenciatura de Sócrates, na página da Wikipédia relativa ao PM. As informações referentes ao caso da licenciatura de Sócrates (a Wikipédia, guarda todas as alterações que sejam feitas a cada uma das suas páginas, permitindo através desta valência, a recuperação de informação) foram recuperadas,sendo uma semana mais tarde novamente apagadas (incluindo os links para as notícias na comunicação social). Foi através do endereço de IP (Ineternet Protocol), que se determinou o computador usado para tal atentado, era um computador pertencente ao centro de Gestão da Rede Informática do Governo.

As regras da Wikipédia pedem uma edição neutral dos artigos, sem intervenção de partes interessadas, e classificam como vandalismo a eliminação não justificada de informação. Actualmente, existe na página de Sócrates uma secção dedicada ao caso Independente. Clique na página da Wikipédia sobre o "malogrado" José Sócrates .

Sendo céptico ou não, penso que existem indícios suficientes para começarmos a inquetar com a estratégia e os meios totalitaristas usados por este executivo. Deveria haver um inquérito imparcial, para a determinação dos intuitos originários destas acções e, para de uma vez por todas, sabermos se isto são atitudes exageradas de zelo ou indiciantes de uma política déspota.

Sem comentários:

Enviar um comentário