09 outubro 2007

Médicos & Correia de Campos

Ontem, o Sr. Ministro da Saúde, o Dr. Correia de Campos, em Braga, na inauguração das instalações da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho, proferiu que existe uma necessidade premente em formar mais licenciados em Medicina. Necessidade esta que advém do não crescimento proporcional de licenciados, desta área cientifica, face ao crescimento demográfico. Nada do que o senso comum não soubesse. Prometeu ainda um aumento a curto prazo do "numurus clausus" do ensino estatal, na licenciatura em medicina, para dois mil.O sr. Ministro elogiou a boa qualidade de ensino e dos formandos, da licenciatura em Medicina da Universidade do Minho.

O proteccionismo governamental e cooperativismo subjacente à classe profissional dos médicos, é, provavelmente, uma das maiores causas do empobrecimento de médicos, face às necessidades, em Portugal. É apelidada, a classe supracitada, como "intocáveis", por muitos. Penso que é algo discriminatório em relação a outras classes profissionais. A concorrência é algo que apura o mercado, por isso penso que os médicos, para o bem da sua classe, deviam "implodir" com este tipo de discriminação profissional. Seria bom senso a mais.

Mesmo assim, com estes "defeitos" todos, é uma das classes mais dinâmicas e inovadoras da sociedade. A ela devemos muito, do desenvolvimento cientifico em Portugal.

4 comentários:

  1. Muito obrigada pelo teu comentário ao meu post sobre a capelinha de Porto d'Olho, Marco... e por partilhares a tua imensa sensibilidade comigo. Ainda nos encontramos por lá, um destes dias... :-)

    ResponderEliminar
  2. Não precisas de agradecer, adorei lê-lo.

    ResponderEliminar
  3. Marco, aqui vai o meu comentário: clap, clap, clap!

    ResponderEliminar
  4. O meu agradecimento não foi de boa educação, mas de partilha com alguém que sei ter sensibilidade para o perceber... E pronto, acabemos lá com os elogios mútuos! :-) Continua com a tua bela escrita, para eu e mais uns milhares podermos apreciá-la devidamente e aprender com se faz. :-)
    Um beijinho grande

    ResponderEliminar