05 maio 2008

Turismo para que te quero

Existe um défice em Cabeceiras de Basto de planeamento e orientação de oferta turística, não em idílicas paisagens e alguns espaços propensos ao turismo rural, mas sim num concertado e orientado Plano Turístico que vise uma aposta concreta de interesses e investimentos por parte da Autarquia e entidades privadas.

Alguns passos se deram outros se darão. Mas o planeamento de investimento turístico é necessário. Precisa-se "protocolar" o que o Município deve investir, referente ao sector económico do Turismo, e como. Delimitar estratégias e proporcionar condições favoráveis para operadores turísticos investir neste Concelho.

Recentemente, na sessão de encerramento do Congresso de Turismo Cultural e Religioso, realizado em Cabeceiras de Basto, o edil cabeceirense demonstrou interesse do Concelho em integrar uma rede internacional de turismo religioso. Cá está uma boa aposta turística (reparemos o potencial religioso, tanto arquitectónico e humano, em Cabeceiras de Basto). Falta agora apostar, com base num bom plano de investimento, em outras variantes turísticas.

Um Plano Director Turístico, bem fundamentado com estudos credíveis e realísticos, é uma excelente ideia. Não é caro Eduardo?

2 comentários:

  1. Sem dúvida. No desenvolvimento de qualquer sector da actividade municipal, o planeamento é fundamental. Mais premente se torna no Turismo, em virtude das excelentes condições naturais que o município comporta. Têm sido dados alguns passos, é certo, mas são muito tímidos e caracterizam-se por acções isoladas sem qualquer perspectiva de conjunto. Destaco a Pista de Pesca Desportiva, uma excelente infraestrutura que sendo bem potenciada pode ser uma mais valia, a par de acções de promoção dos produtos locais de qualidade, que são positivas, não obastante terem sido planificadas nos últimos anos, unicamente para consumo interno. Falta promoção e divulgação "agressiva" no exterior do concelho, para atingirem o patamar de outras feiras a nível nacional.

    ResponderEliminar
  2. Este sector, como outros, carece, a meu ver, de um verdadeiro e bem fundamentado estudo.

    É uma necessidade actual de desenvolvimento.

    ResponderEliminar