06 outubro 2008

Contra a hipocrisia (III)

GRAU DE DEPENDÊNCIA SEGUNDO AS DIFERENTES DROGAS

Cocaína: 76%

Heroína: 73%

Tabaco: 60%

Álcool: 39%

Anfetaminas: 26%

Canábis: 23%

Medicamentos: 20%

Alucinogénos: 0%

Este resultado vale o que vale. Contudo, repito, é preciso modificar preconceitos sobre este assunto "fracturante". O conhecimento alicerça a opinião. A hipocrisia legislativa chega ao ponto de liberalizar o "socialmente aceite" e de penalizar, embora menos nocivo e de menor grau de dependência, o "socialmente penalizador". É uma questão de coerência e de justiça, alterar esta hipocrisia.

Fica aqui o link para o resto do artigo: Drogas não são todas iguais.

3 comentários:

  1. Marco a canabis/haxixe modifica/altera a pessoa umas mais que outras. Não comparo de modo algum as diferenças psicológicas entre um charro e um cigarro.

    Quanto ao vício é outro assunto.

    Se já experimentasses um e outro sabes que há muita diferença.

    o haxixe é droga a sério.

    Sou pela legalização de todas as drogas.

    ResponderEliminar
  2. Contudo, a hipocrisia que rege (e isto sou totalmente contra) a legislação portuguesa, sobre este tema, diz-nos que o consumo de "drogas leves" é permitido (descriminalizado) mas a sua comercialização (tráfego) não o é.

    O que leva isto? A uma pura hipocrisia (o consumo é permitido em simultâneo com a proibição da comercialização) e a uma hipócrita penalização (tanto social como penal).

    Se fores apanhado com uma quantidade de x gramas (delimitadas por lei) és acusado de tráfego !! Sendo isto um crime. Consumir este tipo de substâncias não é crime mas comprá-la e/ou possuir mais de uma certa quantidade é !! Incoerências

    ResponderEliminar
  3. Caro JMF, já percebi que também é preconceituoso em relação à cannabis. O haxixe é droga a sério, tal como é por exemplo o álcool que a juventude consome desenfreadamente aos fins-de-semana em bares e discotecas. A questão é o preconceito que envolve as "drogas leves". Falo disto por experiência própria. Logicamente que o haxixe altera mais uns do que outros, mas isso acontece com qualquer droga, ou vai dizer-me que os alcoolatras são todos iguais?! Os efeitos quer para a sociedade quer para a saúde individual do consumidor dependem de muitos factores que não apenas a substância activa. Porque é que diz que o haxixe é droga a sério?! por ser ilegal a sua venda?! É muito diferente beber uma cerveja ou fumar uma "ganza" ou beber uma garrafa de vodka ou fumar 5 "ganzas" por dia. O preconceito em relação à cannabis rege-se pelo simples facto de que a sociedade ainda crê que a cannabis é o 1º degrau da escada que leva ao consumo de drogas duras como a heroína, a cocaína ou os ácidos. Mas este conceito não podia estar mais esrrado. Se perguntarmos a um toxicodenpente de heroína qual foi a primeira droga que consumiu é muito provável que lhe diga que foi haxixe mas, certamente que consumiu álcool e tabaco primeiro. Isto acontece porque a sociedade não considera o tabaco e o álccol drogas, mas eu digo-lhe que são, e está mais que provado que provocam maior dependência e tolerância à substância activa do que a cannabis. Digo-lhe ainda, com toda a certeza, que a dependência do álcool tem consequências e repercussões a nível social bem mais graves que a cannabis. E digo-lhe que uma "ressaca" de álcool é má, enquanto uma de haxixe é quase nula. A cannabis é uma droga depressora do sistema nervoso central, tal como o álcool. Altera a percepção da realidade, mas dificilmente terá uma paragenm cardíaca por overdose de cannabis, a menos que fume a planta inteira. Quanto a comas alcoólicos eles são bem frequentes na nossa sociedade, e muitos só não acabam em morte porque felizmente as urgências hospitalares tem antídotos eficazes. Não vejo grande diferença entre uma "moca" de haxixe e uma bebedeira. Ambas alteram a percepção da realidade, é um facto, no entanto, pela minha experiência pessoal, sinto-me mais consciente e faço menos "asneiras" com a primeira do que com a segunda. Sinceramente prefiro fumar uma boa "ganza" do que me embriagar. Uma bebedeira a sério deixa-me nauseado, rouba-me o raciocínio e o equilíbrio, não faço nem digo nada de jeito e, no dia seguinte doi-me o estomâgo, a cabeça, sinto-me fraco e não me apetece comer. Por outro lado uma "moca" de cannbis deixa-me relaxado, bem disposto, faz-me pensar em muitas coisas da vida, permite-me conversar sobre tudo sem me roubar o raciocínio, e faz-me apreciar as artes e o mundo de uma forma bem mais romântica, no máximo faz-me adormecer e, no dia seguinte estou como novo, não me doi nada, apenas uma pouco mais de catarro, nada que o tabaco também não faça. Quanto ao tabaco, este não altera o estado de consciência do consumidor mas, por outro lado tem consequências devastadoras ao nível económico e da saúde. Aconselho-o a ler um livro bem antigo escrito na 1º pessoa por Charlles Duchassois - "Viagem ao Munda da Droga". Concerteza que irá mudar de opinião em relação à cannabis.

    ResponderEliminar