26 dezembro 2008

Gotan Project - A reinvenção do Tango

Já tardava a minha estreia como colaborador deste blog, mas por falta de tempo e indisponibilidade de utilizar a internet tive de adiar a escrita.
Confesso que não tinha em mente qual o tema a abordar no meu primeiro post, mas como sou um apaixonado pelas artes e em especial pela música, e dado que ainda sinto frescas as sonoridades do fantástico concerto dos Gotan, o qual tive a honra de assistir no passado dia 20 no Campo-Pequeno em Lisboa, decidi elaborar este post. Espero que gostem.
Para quem não sabe o Tango teve origem na América do Sul nos inícios do século XX. Pensa-se que tenha nascido e se popularizado na capital da Argentina (Buenos Aires), expandindo-se mais tarde para a Europa, mais concretamente em França (Paris).
O tango apresenta-se como uma brilhante fusão de um género musical com uma dança. E à semelhança do fado português que tanto nos orgulha (almas lusas), tem uma sonoridade triste, que ao mesmo tempo solta um grito de revolta e um sentimento de esperança unificador.
Por sua vez os Gotan Project têm origem em Paris em meados de 1999, mas não apresentam um tango convencional ou tradicional, parece-me a mim reinventado ou modernizado. Com uma sonoridade que alia instrumentos mais tradicionais como: o acordeão, o piano, a viola, o violoncelo e os violinos, com as sonoridades mais arrojadas dos sintetizadores electrónicos, nunca esquecendo a poderosa voz de uma alma feminina, o resultado final é para muitos denominado de electro-tango ou tango electrónico. Na minha opinião é lindo e de se lhe tirar o chapéu!
Ao vivo, presentearam a assistência com um maravilhoso espectáculo sonoro, mas também, com um belo e elaborado conjunto de efeitos visuais aliados a um espectáculo de dança de tango ao vivo e a cores. Confesso que nunca tinha presenciado coisa semelhante nos vários concertos que ja assisti.
No youtube, há já videos disponíveis do concerto dos Gotan em lisboa mas, como a qualidade sonora é medíocre, optei por deixar estes cinco vídeos para aqueles que conhecem, para os que desconhecem, para os que têm curiosidade, ou simplesmente para aqueles que apreciam música. Apenas peço para que se optarem por ver, que o façam até ao fim. Porque a música como qualquer arte só são compreensíveis quando se apreciam na sua totalidade.

4 comentários:

  1. Parabéns pelo primeiro post,um início com excelente banda sonora!

    ResponderEliminar
  2. Do mesmo género que gotan project há a banda de Luciano Supervielle, os bajofondo tango club. Na minha opinião ainda são melhores que os gotan project.

    ResponderEliminar