22 abril 2009

Portugal europeu

Aproveito o texto sintético de Jorge Sousa no Avenida Central, para subscrever as suas palavras.
Após ter visto o último debate do Prós e Contras na RTP1, entre os candidatos nacionais às eleições europeias, reforcei na minha consciência, a opinião que tenho sobre a forma como se faz política em Portugal.
Achei fantástico que os candidatos dos principais partidos portugueses ( PS e PSD) tenham tido a habilidade, ou a falta dela, de conseguir transformar um debate sobre assuntos europeus num debate sobre assuntos nacionais, ou mais especificamente, sobre assuntos partidários. Parecia mais um prelúdio às legislativas.
O candidato do CDS/PP acabou por se deixar levar na mesma embrulhada, acabando por gastar tempo de discussão com problemáticas nacionais e com o governo de Sócrates.
Por sua vez, os candidatos do BE e da CDU/PCP, foram os únicos capazes de dar um aromazinho de europa, mas quase sempre, sem a luz do palco (talvez por serem minorias) e, sem a destreza suficiente para orientar o debate nos assuntos que realmente haveriam de ter sido postos em cima da mesa.
Gostava de ver debates sérios, directos às questões e problemas e, sobretudo, menos teatralizados. Suspeito que muitos, como eu, estejam já cansados da peça teatral em que a política portuguesa se transformou. Mudem de peça, ou de actores. Estamos nauseados.

3 comentários:

  1. «Mudem de peça, ou de actores. Estamos nauseados.»Nem mais.

    ResponderEliminar
  2. «Mudem de peça, ou de actores. Estamos nauseados.»

    Fez-me lembrar aquela outra "queremos mentiras novas" :)

    ResponderEliminar