20 maio 2009

Comunicado à imprensa

O Historiador e Deputado à Assembleia da República do Bloco de Esquerda, Fernando Rosas, profere no próximo Sábado, dia 23 de Maio, em Cabeceiras de Basto, uma conferência/debate subordinada ao tema, “As conquistas de Abril e os “ataques” ao Estado Social em Portugal”.

A iniciativa é organizada pela adbasto e conta com o apoio do Jornal “O Basto”, tendo o seu início marcado para as 18 horas, na sede social da adbasto (associação de desenvolvimento técnico-profissional das Terras de Basto), situada no Lugar da Quinta da Mata, junto à sede da Vila em Cabeceiras de Basto.

São objectivos desta iniciativa, aberta a toda a comunidade, “reflectir de uma forma séria e responsável sobre as conquistas e os direitos sociais conseguidos com a implantação do regime democrático em Portugal e efectuar uma abordagem aos constantes “ataques” perpetrados contra o “Estado Social” nos últimos anos, que se têm traduzido numa perda gradual de direitos dos cidadãos, na área do emprego, da saúde e da segurança social”.

Antes da conferência/Debate, o Deputado Fernando Rosas visitará a redacção do Jornal “O Basto” e assinará o livro de honra da adbasto, uma associação cívica proprietária deste órgão de comunicação social com quase seis anos de existência e cuja área da influência são os quatro concelhos da região de Basto, Cabeceiras, Celorico, Mondim e Ribeira de Pena. Fernando Rosas é professor universitário, historiador e político português. É um dos militantes mais conhecidos do Bloco de Esquerda, pois foi candidato à Presidência da República em 2001. Em 2005, foi eleito Deputado pelo círculo de Setúbal. Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, veio a fazer carreira na Universidade Nova/Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Doutorado em 1990, professor associado em 1998 e professor catedrático a partir de 2001. O trabalho de Fernando Rosas possui grande importância para o conhecimento do Estado Novo, quer devido às obras de referência sobre o período por si escritas, quer à orientação que prestou a numerosos investigadores.

Cabeceiras de Basto, 20 de Maio de 2009

Pela Direcção da adbasto

Miguel Teixeira

4 comentários:

  1. Bem, agora viraram-se para o Bloco de Esquerda?

    É o que cair na rede não?

    Já os vi com o Luis Filipe do PCP!!!

    Será que é o que der mais garantias?

    Hà gente assim, saltitam com forme a onda.

    ResponderEliminar
  2. António Filipe, peço desculpa.

    ResponderEliminar
  3. E o Manuel Monteiro, também organizaram uma conferência/debate com ele.

    Somente mais um exemplo que saltitam de área política/ideológica sem problema. O objectivo é claro, incentivar o debate e a informação "pluralista".

    Felizmente, ainda há quem promova uma conferência/debate sem atender a preconceitos ideológicos servindo a intenção de discutir e informar.

    ResponderEliminar
  4. E Agostinho Lopes e Nuno Melo e Carvalho da Silva e Manuel Monteiro e muitos muitos mais, de diferentes áreas ideológicas. É isto que faz a riqueza da adbasto. Pena que a ideia que alguns têm de uma associação cívica, passe somente pela perspectiva de fazer debates com democratas e se possível com cartão de militante do PS. E porque não o senhor Engenheiro Barreto? Grande democrata e amante da liberdade? Porque não?? A participação cívica e associativa dos dirigentes da adbasto e a força do Jornal "O Basto" devem fazer confusão a muito boa gente que se senta à mesa do orçamento municipal lá prás bandas do Mosteiro.

    ResponderEliminar