«Governador acusa democracia de desenvolver modelo fascista»
«O Governador Civil de Braga insurgiu-se ontem contra o excesso de centralismo do poder político. Fernando Moniz não esteve com contemplações e sentenciou que, neste particular, o regime democrático tem estado ao melhor nível do que foi a ditadura.«Portugal está cada vez mais centralizado em Lisboa, promovendo um modelo de poder político que medrou no antigo regime e desenvolveu-se, e muito, no regime democrático», sentenciou o representante do Governo no distrito de Braga, que classificou de «medíocres» os políticos.» in [Diário do Minho]
Curioso este epíteto de medíocres atribuído aos políticos, quando é sabido que é o próprio Fernando Moniz um político de carreira, que fez carreira na Distrital de braga do PS, na secção de Famalicão do mesmo partido, onde contribuiu para afundar o PS naquele município e sobretudo é espantosa a declaração, quando é do conhecimento público que Moniz, juntamente com Barreto, Magalhães e Mesquita, fazem parte da mesma estrutura geracional que controla o partido socialista e o distrito de braga, sob forma tentacular, desde Abril de 1974. É uma declaração que assenta bem e passível de ser elogiada pelos menos atentos ao percurso político da personagem, mas trata-se de uma afirmação que não é pensada. O próprio Moniz já foi deputado em Lisboa e em Bruxelas e se o país tem políticos medíocres ele que não se auto exclua, pois já teve cargos de responsabilidade nacional e europeia e nada fez para melhorar as coisas. Dixit
ResponderEliminarInteressante as declarações do governador civil (pois, penso que foi nesta qualidade que proferiu tais verdades?)).
ResponderEliminarProvavelmente, estará a passar por uma fase de clarividência ou a "cavalgar na onda". Quem sabe...
Já tinha lido que aquela cabeça, em pausa há anos, havia resolvido puxar as divisas (os galões são fracos)e assumir posição em favor da regionalização.
ResponderEliminarUma regionalização vinha mesmo a calhar... não vá o PS e, perante a hipótese possível de não obter maioria absoluta, cumprir a promessa feita... há muito... muito tempo..., de acabar com o cargo de Governador Civil.
Num quadro destes, não sei onde será possível colocar estas cabeças enriquecidas com pimenta preta e em fim de ciclo.
Fernando Moniz é o exemplo mais bem acabado e que melhor ilustra a necessidade de cumprir a promessa do Partido Socialista... acabar com o cargo.
O Partido Socialista, na região do Minho, é uma pobreza franciscana.