15 junho 2009

Pela Internet como a conhecemos

A livre troca de informação e cultura na Internet revolucionou o modo como pensamos este espaço em que vivemos. Contudo, o princípio livre (mas não desregulado) da Internet continua (como qualquer princípio que pratique a liberdade) a preocupar e incomodar certos sectores da sociedade. Nomeadamente, sectores que possuam interesse económicos e políticos são tradicionalmente adversos ao conceito da livre troca. Uns porque este princípio põe em causa lucros e dividendos outros pelo facto que a livre troca de informação, que propicia a liberdade de discussão e exposição de opiniões e ideais, é um entrave à imposição das suas ideias e opiniões.

No entanto, este conceito de liberdade já está irreversivelmente assimilado pelos internautas mas este facto não impede que políticos e grandes corporações se unem na limitação daquilo que é o advento da Internet e propulsionador do seu sucesso: a liberdade de troca de informação e cultura.

Daí que alguns movimentos que estão "geneticamente" contra estas limitações já se politizaram. O caso mais recente e popular é o movimento do Partido Pirata na Suécia. Nasceu como uma resposta social a uma condenação dos fundadores de um famoso site de partilha e hoje é um partido político que elegeu um eurodeputado e com a sua causa ramificada em muitos países.

Porque é preciso preservar este reduto de liberdade é necessário que todos defendam o direito à livre Internet e exijam a retracção destes intuitos castradores. Porque o "ataque" à liberdade proporcionada pela Internet está a crescer, e é necessário que todos que prezem esta liberdade se sensibilizem e lutem contra estas intenções infames.

5 comentários:

  1. Muito bom post, senhor Marco :) !

    Já agora, o Pirate Party sempre elegeu 2 eurodeputados? Eu creio que foi apenas 1!

    ResponderEliminar
  2. Sempre por uma informação mais séria! Ao contrário do que se passa no mundo da Comunicação Social

    deixo aqui o link daquilo que parece ser o início do Partido Pirata Português: http://partidopirata.co.cc

    ResponderEliminar
  3. temos que fazer um partido deste aqui no brasil!

    ResponderEliminar
  4. Christian, já existe e estão presentes neste site: http://www.partido-pirata.org/

    ResponderEliminar