22 agosto 2009

Autárquicas [Cabeceiras de Basto] - 2

As listas de candidatos aos diferentes órgãos governativos de Cabeceiras de Basto já estão "fechadas". Consequência: estão expostas no Palácio da Justiça de Cabeceiras de Basto.

Contudo, falta algum tempo para ouvirmos e lermos os programas eleitorais das forças políticas presentes em Cabeceiras de Basto. Porém, uma reflexão se impõe: quanto aos nomes serão quase os mesmos, com devidas correcções, a concorrer aos lugares públicos.Quanto às ideias, veremos, mas quase que adianto que serão, mais uma vez, quase as mesmas.

No principal partido o princípio de Peter é elevado ao auge. Quem contesta ou tem uma ideia diferente do que a estrutura partidária determina é arredado ou ignorado, elevando os fanáticos e os imprescindíveis ao núcleo do partido. Certamente, será por uma questão de governabilidade, dentro do partido, que se vê tão pouco "sangue novo" (consequentemente maneiras de pensar diferentes) a ilustrar as listas de candidatos.

Na principal coligação, reduto, tal como o principal partido, de alguns conservadores de costumes e usos menos próprios nos tempos que correm, há um certo desconforto, mais uma vez, com os nomes e a atitude do "partido" para as eleições autárquicas que se aproximam. Provavelmente, as ideias subjacentes ao programa eleitoral (a elaborar, tal como a estrutura nacional) irão se aproximar do cliché e das propostas do principal partido. Apenas têm um senão: o principal partido tem obra a apresentar e a principal coligação não (é o handicap de se estar em oposição e não em governação).

Por fim ,mas não a pior, está a segunda coligação mais votada em outras eleições. Aparentemente, sofre um pouco dos males das congéneres políticas mas, na minha opinião, consegue ter um tom ligeiramente diferente. São os mesmos nomes e as mesmas ideias. A renovação de ideias e de nomes sofrerá (como as outras forças políticas) por falta de motivação e de divulgação das suas ideias e propostas nos últimos anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário