10 agosto 2009

Um paradoxo cabeceirense

Decorreu nos últimos dias (Sexta-Feira, Sábado e Domingo) a Festa das Comunidades e dos Produtos Locais. Uma festa com um programa rico em iniciativas que expõe a riqueza cultural e gastronómica deste concelho. Uma festa em nome da Comunidade e dos produtos locais que, tem como ponto alto (pelo menos o mais publicitado), uma "monumental Corrida de Toiros". Gostos e sentimentos humanistas à parte (pessoalmente não gosto e acho redutor este tipo de evento), esta "monumental" corrida de touros é uma importação cultural imposta por uma moda que vem se implementando em alguns concelhos do interior. De realçar que não tenho conhecimento de nenhuma tradição tauromáquica residente em Cabeceiras de Basto. Logo, apresenta-se como um paradoxo, "encaixar" esta corrida de touros numa festa para a Comunidade que divulga os usos e costumes, os produtos locais e as tradições da região. A título de curiosidade temos que tanto no programa (aqui) como no artigo que serve de exposição à festa (aqui), as referências à corrida tem como acompanhante o substantivo toiro. E toiro é um substantivo mais utilizado no Sul de Portugal (uma hipótese minha sem qualquer base científica apenas baseada em algumas constatações) pois, cá, no Norte, a paralela palavra escreve-se e diz-se como touro. Provavelmente, um sintoma de como esta tradição é culturalmente "importada".

3 comentários:

  1. Agora percebo a ligação afectiva entre Cabeceiras e as eleições autárquicas que acontecem em Lisboa, a 400 km de distância!

    Daí a "tradição", daí o "toiro" moirisco.
    Fora isso, não vos cansais de serdes lidados e tratados como mentecaptos coitadinhos?

    ResponderEliminar
  2. Sr. Dário Silva:
    Vale mais ser tratados como "mentecaptos coitadinhos" e ter uma Vila como a que temos agora, doque ser tratados por gente que quando lá esteve se serviu e não serviu os munícipes.
    Devo dizer-lhe ainda que, para o aborrecimento de alguns (incluindo o Sr. parece-me) assim vai continuar visto que do outro lado não vejo ninguem capaz... lamento.

    ResponderEliminar