19 setembro 2009

«Eu defendo os transportes públicos, mas isso não me impede de ter um automóvel privado»

«Louçã tem vindo, ao longo da campanha, a “convidar todos e todas” para a criação da “força de esquerda”, referindo sempre que “todos os votos contam”. As vendedoras de peixe parecem constituir, porém, uma excepção.» in [Público]

Neste excerto é evidente um certo incómodo com o Bloco de Esquerda. A imprensa, pois há alguma que funciona como um veio de transmissão das irritações de alguns, tem destacado (como Expresso com uma "notícia de capa" deplorável) minudências com o intuito, pelo menos é o que transparece, de atacar, via dirigentes, o Bloco. Invés de discutirem a programática política do Bloco certa imprensa nacional prefere destacar pormenores irrelevantes. Um sinal do incómodo, certamente.

5 comentários:

  1. Confesso que desconhecia este episódio e que pese embora anteveja um oportunismo claro na notícia também não consigo compreender o argumento de Francisco Louçã que parece tiques "de esquerda caviar". Jerónimo não o diria de certeza, talvez porque seria uma consequência natural e porque é perfeitamente coerente com o que defende ao contrário de Portas.Não o revejo nesta linha de argumentação, nem percebo em que medida cumprimentar uma peixeira passa a ser populismo pelo simples facto de ser peixeira, como se houvesse um preconceito inerente... Havendo coerência na campanha e nas ideias, dizê-lo parece-me quase discriminatório. E digo-o admitindo que vou votar BE nas legislativas, mas ainda assim esta "fica-me entalada".

    ResponderEliminar
  2. Penso o mesmo sobre o episódio das "peixeiras". Contudo, reafirmo que não deveria haver uma notícia, com este conteúdo, com este destaque e muito menos com as "bocas" jornalísticas presentes em vários artigos de jornais nacionais.

    ResponderEliminar
  3. Sim, nesse aspecto estou plenamente de acordo, mas acaba por ser "bom" sinal uma vez que tal como afirmas no post é a demonstração de que o BE começa a incomodar...

    ResponderEliminar
  4. Algo é positivo no episódio das "peixeiras". Que Louçã teve um atitude, digamos, menos congruente.Porque, de "líderes" imaculados possuo uma fobia enorme.

    Contudo,convém referir, que nem o partido se confunde com o "líder" nem o líder se deve confundir com o partido.

    ResponderEliminar
  5. Sem dúvida. De qualquer modo tenho um certo desprezo por quem restringe os seus ideais ao plano intelectual.

    ResponderEliminar