03 maio 2010

A razão porque acho que é um insulto os vencimentos dos 20 "grandes" gestores portugueses

"Comparando com os custos com pessoal, a Inapa ocupa o primeiro lugar: o salário da comissão executiva pesa quase 27 por cento nos gastos com trabalhadores. Segue-se a Zon (sete por cento) e a REN, com 5,3 por cento. A diferença salarial face aos colaboradores é grande em todas as 20 cotadas analisadas."

Repara-se no "peso" do vencimento da comissão executiva (dois executivos) da Inapa na totalidade dos custos com os trabalhadores: 27 %dos gastos . Se querem "ganhar" competitividade (um dogma, na liberal classe de empresários portugueses) à custa da redução do factor "custo" do trabalho, uma dica: reduzem o vencimento dos seus administradores. As razões são simples: o impacto desta medida era imediato e substancial (27% dos custos); o impacto social (em número) era quase residual (dois administradores e, certamente, economicamente estáveis) e fazendo jus à velha máxima de que "o exemplo vem de cima", o estatuto ético da empresa e dos seus trabalhadores era solidificado.

Claro, medidas são "não exequíveis" pois quem determina estas medidas é quem seria mais afectado, os dois administradores que absorvem 27% do gasto com os trabalhadores.

3 comentários: