11 outubro 2007

Internet e as suas virtudes

Internet alarga participação pública a quem não tem ligação partidária.

Estas palavras presentes no Diário do Minho, subscrevem o ideal da liberdade expressão construtiva. Referem-se ao uso do actual meio comunicativo social mais libertário, livre de coacções políticas ou de outro tipo. Esta liberdade tem sido alvo de tentativas de controlo, fundamentadas com a promiscuidade que este tipo de liberdade absoluta pode originar. Esta liberdade é maravilhosa , poder escrever sobre tudo, comentar sobre tudo, dentro do bom senso, e quando usada para fins construtivos, como o exemplo presente no texto: Pedro Morgado e a Petição para o regresso do eléctrico a Braga. Um meio exímio de participação pública em debates de pertinência social. Especialmente, estarmos livres do "aperto" da ligação partidária, gosto de realçar isto porque penso que na actualidade o meio mais constrangedor da livre opinião, é o meio político-partidário.

4 comentários:

  1. Há que fazer com que deixe de haver esse espartilho ào direito de expressar opinião dentro dos partidos. O sistema não resulta sem partidos e, por isso, há que contar com eles.

    ResponderEliminar
  2. Pois, é maior problema interno dos partidos. Seria um grande passo para qualquer partido depurar-se destes impecilhos democráticos.

    ResponderEliminar
  3. Só para reforçar a ideia que a Internet NÃO alarga a participação pública. Só alarga a daqueles que têm acesso e que a sabem usar.

    A participação pública em Blogs ou blogues, é apenas uma vantagem comparativa que o País deu a alguns em detrimento da grande maioria. Por vezes tenho a sensação que se esquecem que existe um mundo real que é duro e injusto.

    ResponderEliminar
  4. Existe um mundo real duro e injusto. Através da internet é exposto este mundo.
    E ao contrário de si, caro anónimo, penso que a internet alarga a participação publica.
    Pois permite uma interacção opinativa entre o leitor e o escritor.
    Não existe outro meio comunicativo, onde exista tal rápida e prolifera interacção.
    Claro, depois quem for info-excluido não poderá participar.
    Infelizmente é uma das restrições.

    ResponderEliminar