28 novembro 2007

Central de Biomassa de Cabeceiras de Basto

Nesta reportagem sobre o início do curso de operadores florestais, em Cabeceiras de Basto, o edil cabeceirense, Joaquim Barreto, desabafa, de uma maneira indirecta, sobre a falta de iniciativa cabeceirense a investir nas prerrogativas económicas que indirectamente trará ao Concelho a nova Central de Biomassa. O edil, ainda nesta reportagem, diz que já teve contactos de empresas galegas com o intuito de se fixarem em Cabeceiras de Basto para poderem investir no transporte de resíduos florestais para a supracitada central.

A indolência parece ser crónica no empreendedorismo cabeceirense. Grande oportunidade para investir no nosso Concelho que aparenta ser atractivo, nesta área, apenas para extra-munícipes. Penso que falta iniciativa, informação e vontade de lutar por algo neste País. Talvez a causa seja as particularidades dele mesmo. Empreendedorismo precisa-se, activismo precisa-se, muito se apregoa mas pouco se faz, precisamos de mudar.

Central de Biomassa de Cabeceiras de Basto.

5 comentários:

  1. È muito bonito falar, mas o Sr. Presidente da Câmara é o principal responsável pela falta de empreendedorismo em Cabeceiras. Alguém que persegue, "marginaliza" todos os são contra as suas ideias, que defende o monópolio do emprego através de empresas municipais, que apoia as associações que lhe interessa e tenta destruir tudo o que não lhe é favorável. É com este tipo de políticas que o Sr. Presidente da Câmara quer que cabeceirenses apostem no concelho? Com políticas, muitas vezes, ofensivas para pessoas que já fizeram muito por este concelho, mas agora são obrigadas a ausentarem-se e afastarem-se de todos os centros de decisão. Políticas de controlo de associações, com finalidades políticas e de manutenção do poder que as levou a ruína (ex. Atlético Cabeceirense). Este presidente quer iniciativa, ou quer mais uns fantoches para os poder controlar?

    ResponderEliminar
  2. Contra esses entraves o espírito empreendedor tem de ser mesmo persistente.

    ResponderEliminar
  3. Olá Marco. Não vou comentar directamente estas centrais de energia, uma vez que, já fiz referência às mesmas num post do blog visinho - O Mal Maior. Quanto ao empreendedorismo a que fazes referência, na minha opinião, o português prefere criar negócios e empresas de baixa tecnologia, mão-de-obra barata e não qualificada, com lucros a curto prazo, e sem intenção de crescimento. Basta olhar à volta de cabeceiras e o que é que se vê? Cafés, restaurantes, mercearias, comércio de roupa, padarias, oficinas de mecânica, comércio de ferragens e de materiais de construção..., e pouco mais. Tudo empresas comuns e banais das quais portugal está sobrelotado. Infelizmente Portugal continua a licenciar pessoas nas faculdades para criar mais desemprego e esquece-se da formação de base. Tanto se fala na necessidade de criar Cursos de Formação Profissional com equivalência aos 12º anos, mas curiosamente os governos sucessivos pouco têm feito. É verdade que existem algumas escolas que leccionam cursos profissionais, mas muitas delas com uma qualidade e credibilidade de ensino que deixam muito a desejar. Para se criar uma empresa com intuíto de crescimento e inovação, penso que é primordial o seu principal gestor ter uma formação ou um conhecimento base do mercado e da área em que a empresa produz. Associado a isso, os seus funcionários ou operários também não devem ser leigos na matéria, e o próprio gestor deve investir na formação contínua dos mesmos, com vista a melhorar a competitividade e a qualidade do produto final. Mas o português é muito preguiçoso e comodista, do tipo ganhar muito, ter status elevado, e fazer pouco. Reconheço que os subsídios de desemprego e os rendimentos mínimos garantidos são necessários em algumas situações, mas no geral são uma facada na economia do país e essencialmente no incentivo ao trabalho, formação profissional e empreendedorismo. E, com as burocracias e impostos que este país pratica não é facil criar uma empresa com fins de crescimento. Para não falar da ASAE que me parece que o único objectivo que tem, é o de aplicar coimas, quando deveria ter outro tipo de atitudes, nomeadamente educativa e de aconselhamento. São muitos os problemas na origem desta falta de empreendedorismo. Portugal necessita de uma reforma profunda. Sócrates já começou a reformular o país, mas, será que bem ou mal?! Enquanto isso as empresas portuguesas continuam a abrir falência, parte da nossa mão de obra activa procura trabalho nas empresas da visinha Espanha, e estas por sua vez investem e crescem no nosso território como cogumelos no Outono. Estranho não é?! lol

    ResponderEliminar
  4. Obrigado Abel pelo o teu pertinente comentário.

    Portugal tem muitos problemas em realizar empreendimentos. Desde de entraves a cinismos, tudo é um revés na evolução da nossa sociedade.

    Muito do que tu escreveste subscrevo,em alguns pontos tenho uma opinião diferente.

    Mas falta discussão pública, e principalmente, encarar pragmaticamente os problemas e os resolver sem segundas intenções.

    Falta muito.

    ResponderEliminar
  5. Ena que granda erro ortográfico que eu dei, visinha com (S). Desculpa lá e permite-me a correcção - vizinha

    ResponderEliminar