O que é ser socialista n'aldeia?
Aprofundando na ideologia e ultrapassando-a no tempo, encontrar-se-ão práticas comuns, estas mesmas práticas dogmatizadas na ideologia, que são hoje reminiscências de outros tempos.
Falo de práticas comuns na aldeia socialista, como os equipamentos comunitários (fornos,moinhos,etc.) e acções comunitárias (vezeira,etc.). Possivelmente, são estas as aldeias, onde governava o colectivismo sobre o individualismo como pressuposto fulcral para sua existência, a personificação da decadência do espírito colectivo que actualmente se sente. Mas tal como ontem, estas aldeias remotas, hoje, precisa-se de um individualismo colectivo. Contradição só pela visão sintáctica, porque na realidade necessita-se de um certo individualismo embebido em equidade com o colectivismo. Onde a balança das prioridades não poderá tender para nenhum dos pratos. Respeitar a individualidade dentro do colectivo é o dever primaz, mas sempre assegurando o colectivo do indivíduo.
Quanto à pergunta inicial. Não sei responder, nem sei se um dia a completarei.Sim, porque uma pergunta só se completa com uma resposta.
Hugo Chavez numa aldeia Cabeceirense.
ResponderEliminarOu Comunitarismo versus liberdade.
Nenhum dos dois.
ResponderEliminarApenas um texto onde fala sobre as práticas, digamos, colectivas e para o colectivo que se praticava antigamente. Incindindo sobre o individualismo que se vive nos tempos de hoje.
Se existe algo que ponha em causa a mais perfeita das ideologias, é o uso dela para restringir a liberdade.