02 dezembro 2007

Socialismo N'Aldeia

O que é ser socialista n'aldeia?

Aprofundando na ideologia e ultrapassando-a no tempo, encontrar-se-ão práticas comuns, estas mesmas práticas dogmatizadas na ideologia, que são hoje reminiscências de outros tempos.

Falo de práticas comuns na aldeia socialista, como os equipamentos comunitários (fornos,moinhos,etc.) e acções comunitárias (vezeira,etc.). Possivelmente, são estas as aldeias, onde governava o colectivismo sobre o individualismo como pressuposto fulcral para sua existência, a personificação da decadência do espírito colectivo que actualmente se sente. Mas tal como ontem, estas aldeias remotas, hoje, precisa-se de um individualismo colectivo. Contradição só pela visão sintáctica, porque na realidade necessita-se de um certo individualismo embebido em equidade com o colectivismo. Onde a balança das prioridades não poderá tender para nenhum dos pratos. Respeitar a individualidade dentro do colectivo é o dever primaz, mas sempre assegurando o colectivo do indivíduo.

Quanto à pergunta inicial. Não sei responder, nem sei se um dia a completarei.Sim, porque uma pergunta só se completa com uma resposta.

2 comentários:

  1. Hugo Chavez numa aldeia Cabeceirense.

    Ou Comunitarismo versus liberdade.

    ResponderEliminar
  2. Nenhum dos dois.
    Apenas um texto onde fala sobre as práticas, digamos, colectivas e para o colectivo que se praticava antigamente. Incindindo sobre o individualismo que se vive nos tempos de hoje.

    Se existe algo que ponha em causa a mais perfeita das ideologias, é o uso dela para restringir a liberdade.

    ResponderEliminar