26 março 2008

Unidade de Saúde Familiar, a solução

O Vítor Pimenta, advindo de um estágio numa USF, já deu a sua opinião sobre este novo paradigma de saúde comunitária.

A Unidade de Saúde Familiar (USF) é um modelo organizacional que visa atingir a competência, eficácia, melhor performance e um melhor atendimento clínico nos centros aderentes. Este novo modelo organizativo torna os diferentes intervenientes (médicos, enfermeiros e administrativos) iguais perante as decisões que esta unidade (grupo) de profissionais de saúde fará para atingir um determinado objectivo previamente discutido e acordado por todos intervenientes do grupo.

As vantagens são imensas. A USF é criada a partir de uma candidatura por iniciativa do futuro grupo de profissionais de saúde. Este modelo visa compensar o mérito e a eficácia do trabalho efectuado.

Aconselho veemente os profissionais de saúde de Cabeceiras de Basto a investigarem e talvez a enveredarem por este novo modelo organizacional. Uma vantagem adjacente é a crivagem de maus profissionais que, inevitavelmente, seriam penalizados no novo modelo. Seria um acto de elevação deontológica, além das vantagens evidentes, os clínicos cabeceirenses aceitarem sem reservas nem demagogias um verdadeiro desafio às suas capacidades.

A nível informativo e de consulta fica aqui a referência a este sítio muito pertinente nas questões, respostas, vantagens e desvantagens deste novo modelo organizacional: Missão para os cuidados de saúde primários

Neste link referencia-se directamente os procedimentos para a constituição de uma Unidade de Saúde Familiar, que no meu ver, elevaria a qualidade do serviço de saúde em Cabeceiras de Basto.

2 comentários:

  1. Isso, o seu conselho deveria ser seguido na integra para ver se isso por aí comessava a dar "frutos" e, além disso, vão buscar Médicos que já aí estiveram e deixaram saudades pela maneira que tratavam os doentes e familiares, com respeito carinho e muito profissionalismo acima de tudo ex: Dr. Gerardo etc.

    ResponderEliminar
  2. Este é um bom método de melhorar o serviço público e bonificar quem seja mais competente.

    ResponderEliminar