03 março 2008

Vozes de Basto (II)

"Espero que o espírito intriguista se mantenha vivo e que esta opinião chegue ao conhecimento do interessado pela voz do senhor do costume. Já agora e a talho de foice, interrogo-me se aos Cabeceirenses lhes vai ser permitido destrancar o ferrolho, emergir do coma e respirar o intervalo da mudança. Palpita-me que aqui no nosso burgo e à falta de condições objectivas e seguras, mas, em qualquer caso, nunca sem ser a pedido de muitas famílias, vamos ter uma recandidatura.

Como já percebemos, Cabeceiras é um dos munícipios onde o poder autárquico assenta numa estratégia pessoal que, não embarcando na lógica do eucalipto, resolve por si só, para além de mim, só resto eu.

Que se cuidem os que legitimamente acalentam esperanças num amanhã novo. Estou convencido que o futuro presidente da nossa câmara, será encontrado e assumido com base num compromisso que assegure um regime de continuidade, no que ao poder se refere.

Há peões de e na estratégia que começam a ser movimentados, com vista a garantir uma plataforma coincidente com desígnios controladores. Ao contrário do que apressadamente possamos concluir, julgo não estar nos planos do actual presidente de câmara, passar o testemunho em tempo útil, ao seu sucessor natural que durante todos estes anos o tem abnegada e estoicamente acompanhado. Argumentar-se-á, por ventura, até aquele que um dia será o cessante, que a eminência deste possível sucessor, nunca foi muito visível, quiçá, bastante pálida até. Perante um quadro de rigidez e autoridade (ismo), seria suicídio e estupidez para um qualquer pretendente à cadeira máxima na autarquia, tentar sequer pular uma cerca que, ao longo dos anos, foi terminantemente montada. Para baralhar um pouco as coisas, não me admirarei que surja um candidato que, não sendo surpresa o acto de iluminismo, apesar de tudo, não resolverá os efeitos da machadada."

A opinião lúcida ou não (depende do ponto de vista interessado) do Ílido Santos no blog cabeceirense Casa de Pedra

10 comentários:

  1. Desconfio que a machadada nas aspirações do actual vice, está para breve, talvez na próxima lista a apresentar pelo PS à Câmara Municipal. Questiono-me se alguém acredita que um político chamado Jaquim Barreto algum dia passaria o poder a alguém? Que eu saiba este homem não passa "cheques em branco", politicamente falando claro.
    O mais certo era haver uma "reprise" do que sucedeu noutras Câmaras em que os presidentes passaram o poder aos vices, e estes rapidamente esqueceram quem os lançou. Veja-se o que se passou em Vieira do Minho entre travessa e Jorge Dantas ( o sucessor), ou em Fafe com Parcídio e José Ribeiro. Barreto não cai dessa abaixo e o mais provável é vermos sentado na cadeira da presidência a partir de 2013, se entretanto não se criarem alternativas, alguém com a inteligência, dimensão cultural, política e humana de Chiquinho, o assessor que paulatinamente tem absorvido todas as competências do actual Vice ( que já não decide nada), ou então de Fernando da Caixa, o obediente e submisso Vereador de Barreto. Sinceramente não acredito no China por uma razão. A Câmara dá pouco dinheiro,comparada com o escritório privado de medicina e o cargo público de Director do centro de saúde com horas extraordinárias ao fim de semana. China não esntra nessa, não senhor, que a mulher não deixa.

    ResponderEliminar
  2. E entretanto é importante continuar a controlar todas as instituições e tudo o que mexe no concelho, onde haja poder. E a condicionar, claro está o debate e a discussão política, intimidando através de processos judiciais ( custeados pelo erário público) movidos a opositores políticos e a dissidentes e todos aqueles que publicamente ousam discordar da "Democracia Musculada" que se instalou no concelho e anestesiou consciências. Vivemos numa "ditadura encapotada", essa é que me parece ser a realidade. Haja coragem para fomentar e viabilizar alternativas credíveis que acabem com esta "nojice" no exercício do poder. mas por favor, com o actual PSD não!

    ResponderEliminar
  3. Julgo que o actual Presidente da Câmara ficará na história de cabeceiras de basto, não pelas muitas obras que lançou, algumas de utilidade duvidosa ( leia-se centro hípico às moscas) ou mercado municipal ( também esvaziado), mas fundamentalmente pelo clima de constante radicalização e conflitualidade permanente em que transformou a sociedade desta terra. É um verdadeiro "Case Study". Quanto ao actual vice, se tivesse vergonha na cara já tinha posto o lugar e os pelouros à disposição do presidente, dado que neste momento, já nada decide dentro da autarquia. E não sou eu que o digo. Quem o diz são os funcionários da Câmara, que constatam que as competências de Jorge Machado passaram a ser exercidas pelo Chico Gordo. estamos bem servido spara o futuro!!!

    ResponderEliminar
  4. As alternativas querem-se com qualidade, tanto no carácter humano e democrático como nas propostas a apresentar. Necessita-se de um "insurgente" credível que tenha uma agenda condizente e realista com o nosso Concelho.

    Espanta-me o desdenho político que está a ser tratado o sr. Jorge Machado. Ele é muito competente e um exemplo humano a seguir. Só tem a perder o PS Cabeceiras de continuar a trata-lo assim.

    Quanto a recandidatura, parece certa. Caso não aconteça, se os sucessores possuírem uma fraca qualidade política e governativa é um importante passo para "alternarmos" a cor política deste Concelho.

    ResponderEliminar
  5. Desculpa?! seguir o exemplo de um persecutório pidesco e vingativo,não! estás bem metido?! tu não conheces o Sr. Machado de certeza absoluta, mas eu vou-te definir esse cavalheiro:
    1ºcomeça pela cabeça "Rapada" tipo Skin head, em principios não anda longe.
    2º criticou sempre pelas costas o seu pai político diga-se "Barreto" e traiu o seu avô Politico diga-se" Mario Campilho" é que o Sr. J Machado foi director da ARCDR, não sabia? mas é verdade.
    3º foi o mentor das tentativas de expulsão de militantes do PS.
    4º Perseguiu e persegue profissionalmente familiares de Ex militantes do PS.
    5º Foi um dos mentorese da retirada da confiança política ao Ex Presidente de junta de Alvite, que andou muitas vezes a pedir votos para ele hoje ser vereador.
    6º nunca ninguem lhe viu um rasgo de génio na gestão camarária, a não ser dizer: "perfiro cumprimentar um Cão na rua, do que certos militantes do PS"
    7º Demitiu-se da fundação em S.Nicolau qundo faltavam 6 meses para o fim do mandato, para se recandidatar a mais 5 anos, usando esta estratégia como arma de arremeço contra o actual presidente da junta de s.nicolau.
    8º nunca se importou de calcar ninguem só para se manter em cima
    9º por fim : bem haja sr. Barreto

    ResponderEliminar
  6. Quanto a competente??!!
    1ºque competência tem um vereador do ambiente com as ETAR's paradas e uma rede de saneamento absolutamente inadequada às necessidades das freguesias?
    2º que competência tem um vereador da cultura que manda menos que a chefe de gabinete ou que a secretéria e deixa misturar bifes com arte sacra, ou chegas de bois com escultura e pintura de elite?
    3º que competência tem um vereador da educação que prepara uma carta escolar do concelho prevendo fechar mais de 20 escolas e não constrói um centro escolar e deixa as crianças amontoarem-se numa escola degradada em refojos e lameiros?
    4º que competencia tem um vereador da educação que deixa que se gastem 120.000 contos num jardim de infância em vilar de cunhas para nunca ter sido inaugurado?

    caro marco, eu sei daquilo que falo e é pena que ainda hajam lobos com pele de cordeiro. esse senhor só faz falta num sitio: longe para não estragar nada. de facto não o conheces, apenas o idealizas numa esfera virtual.

    ResponderEliminar
  7. Posso estar enganado apenas o conheço pela impressão de o ver e cumprimentar umas poucas vezes.

    Quanto à sua competência falo apenas, e nisto tenho muita certeza, no trabalho efectuado por ele como presidente da associação humanitária B. V. Cabeceiras de Basto.

    Quanto ao que foi aqui referido, entristece-me muito e contrasta muito com aquilo que tinha idealizado.

    ResponderEliminar
  8. Esqueci-me, realmente ele é Presidente dos Bombeiros. Faltava essa nódoa no seu curriculum. como a cereja em cima do bolo te digo: Foi eleito devido à maior fraude eleitoral passada numa associação.
    Como? foi fácil, sabotaram o livro de sócios e inscreveram 60 pessoas em menos de 24 horas para tentarem humilhar a outra lista, até gente de fora do concelho apareceu para votar com quotas por pagar... em fim...

    ResponderEliminar
  9. 60 não, mas foram umas 160 com cartões passados nos três dias imediatamente anteriores ao acto eleitoral, quando os estatutos da associação referem que um sócio para votar tem que ter um ano de filiação, pelo menos. Tudo isto confirmado por um Bombeiro e pela pessoa que habitualmente cobra as quotas, grande bombeiro e homem sério e honesto. Devo dizer que não havia caderno eleitoral, o que havia era um livro de quotas, muito bem organizado e por ordem alfabética. Na noite anterior, na Casa da Cultura, o Sr. Dr. China, o senhor Chiquinho, o sr. Lopes e a D. Benvinda, bem como o senhor Machado, fizeram um novo caderno eleitoral, juntando ao mesmo o aparelho do PS local das freguesias desta terra, que se tornaram sócios de "pára-quedas". Ora ganhar assim é fácil. É importante dizer que sendo os Bombeiros uma instituição séria, tem que o parecer, mas tem que o ser na realidade, porque recebe milhares de contos do estado. Por último devo dizer que os abusos cometidos nesse acto eleitoral, foram tgransmitidos e comunicados à polícia Judiciária de Braga,e a queixa formalizada com assinatura e fotografia, para que investigasse efectivamente o que se passou. Até hoje!

    ResponderEliminar
  10. Para quando os resultados da investigação?

    ResponderEliminar