17 abril 2008

7 dias, 7 blogues

Na iniciativa 7 dias, 7 blogues, que se está a realizar no blog bracarense Fontes do Ídolo, participo com um texto que expõe como o centralismo existe e é irresolúvel. Até a nível distrital se verifica um centralismo numa óptica litoral menosprezando concelhos, como o de Cabeceiras de Basto, que só "entra" nas conversas quando de aqui vêm exemplos negativos e para dados estatísticos:

(...)

Podemos evidenciar isto no nosso distrito: Braga. Neste distrito onde se apregoa os malefícios do centralismo, ele mesmo, numa óptica litoral, centraliza, menosprezando directa e indirectamente o interior pobre e desprotegido.

Basta percorrer a imprensa dita regional, as acessibilidades, a cultura, os investimentos e os próprios cidadãos, etc. Basta olhar e sentir.

Em sítios, onde se esperaria, uma maior e melhor divulgação da cultura e da vivência regional e nacional deparamo-nos com o centralismo distrital.

Repare-se no caso das Universidades, um exemplo paradigmático, onde a imprensa in situ resvala no umbigo das urbes, renegando as outras partes constituintes do Distrito e atingindo a raia do absurdo; nos cidadãos, que desconhecem, por vezes, a localização física e mental dos concelhos constituintes do seu Distrito; na informação circulante nos media regionais pejada de propaganda política e contra-exemplos que servem de argumentos para arremesso nacional, com raros mas existentes exemplos de pertinente divulgação concelhia.

(...)

Agradeço o convite para participar nesta excelente iniciativa por parte do Bruno Miguel Machado. Ele e os restantes colaboradores no blog Fontes do Ídolo promovem a interactividade na "blogosfera". São blogs como este que dão uma "pedrada no charco". São eles que directa e indirectamente promovem os concelhos menos mediáticos e mais desprezados pelo centralismo que se verifica em relação às urbes do distrito. Obrigado Bruno Machado e parabéns pela iniciativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário