A palavra de ordem: Refundação.
O Partido Social Democrata por táctica eleitoralista, divergência ideológica, falta de identidade política, inércia e desnorte política terá que encontrar-se.
Um partido que é uma mescla ideológica precisa-se de definir para sobreviver. Quere-se partidos com uma ideologia dorsal forte e definida.
O próximo partido a redefinir-se ideologicamente será o Partido Socialista. O seu actual estado de governo aliado a uma forte disciplina interna (com algumas excepções) ou a falta de diálogo interno, adia a redefinição.
Ambos os partidos (PS e PSD) divergiram das suas correntes ideológicas fundadoras. Provavelmente a possibilidade de serem eleitos para o governo fê-los divergir ideologicamente para a conquista de mais votos. A necessidade actual é de os partidos se definirem ideologicamente. O eleitorado necessita de saber em que paradigma político votar. Porque actualmente, desculpem-me os puros, o Partido Socialista e o Partido Social-Democrata, a grosso modo, pragmaticamente, são muito semelhantes.
Completamente iguais. Diria que são mais as semelhanças do que as diferenças. Um traço identificador: a simpatia por políticas neo-liberais, emagrecimento do estado, fim do estado providência com tudo o que isso representa: gradual desresponsabilização do estado relativamente à vida dos cidadãos, nomeadamente em áreas sociais e decisivas como a Saúde ou a Segurança Social. A meu ver a Social-Democracia de rosto humano, tal qual a concebemos numa perspectiva europeia, está a dar lugar a um neo-liberalismo selvagem que promove e aumenta as desigualdades sociais e marginaliza os mais fracos. Em suma, com este tipo de políticas, o mundo fica mais perigoso. Dizer apenas que a senhora Ferreira Leite é mais do mesmo. Duvido mesmo que lá chegue!
ResponderEliminarUm partido sem rumo e sem identidade. Um partido que nem se sabe bem o que defende.Toda esta instabilidade só mostra que por maior insatisfação que se sinta em relação à actual governação,não se antevê uma alternativa positiva por parte do maior partido da oposição.
ResponderEliminarCara Charlene, há mto boa alternativa a ambos... :)
ResponderEliminarQuero acreditar que sim Quim :), neste caso apenas me referia à falta de rumo do PSD, pois era a esse que o post se referia...
ResponderEliminar