04 maio 2008

O anacronismo cabeceirense

O constrangimento de certas atitudes que visam modificar o conceito e, mais perigoso, a concretização da liberdade expressão em Cabeceiras de Basto, como em qualquer pedaço de Terra, é de repudiar.

Já tenho lido, ouvido imensas queixas de tentativas de restrição à liberdade inequívoca de alguém se expressar responsavelmente. Os burburinhos apelam ao clima de restrição. Falará quem pode e quem sabe. Conhecimento de causa, provavelmente.

Um terreno perigoso para quem oprime. A opressão esbarra no seu próprio mal. Já deveriam, seres conscientes, que num Mundo que tende a ser mais esclarecido e libertário, que no fim, ganhará sempre a vontade do Homem perante aquilo que o tenta restringir.

Um recente blogger cabeceirense, com conhecimento de causa, grita e repudia as tentativas de restrição que o tentam calar. Repito, é um terreno perigoso este o da restrição. Tem um pseudónimo. Legítimo quando em liberdade e por puro arbítrio. Preocupante quando o tem por protecção. E isto é inadmissível. Por isso incentivo as suas palavras e opiniões e solidarizo com o seu "grito".

Que a voz nunca lhe doa : O Repórter Comunica.

4 comentários:

  1. idem aspas meu caro Marco.

    ResponderEliminar
  2. Viva,

    Sabe-se que existe imprensa onde se pode comentar livremente mas os comentários são analisados, porque, como se vê em muitos fóruns e até mesmo em chat da Internet, conversas obscenas, calunias etc., que nada dignificam esses locais onde isso é publicado, e torna-se num local onde não há respeito.

    Sobre o que me diz, muito sinceramente, não tenho conhecimento.

    Permitam-me que faça uma pergunta e corrijam-me se estou enganado.

    Liberdade de expressão inclui faltar ao respeito às pessoas?

    No meu entender devemos ter respeito a todos os seres sejam eles animais ou vegetais.

    É ou não é um entrave à liberdade de expressão quando dizem: se quiseres fugir para Espanha é começares a fazer perguntas em Cabeceiras...

    ResponderEliminar
  3. Caro R.A.,

    Quanto a sua definição de liberdade de expressão:

    Quanto aos comentários abusivos ou ofensivos, cabe-lhe a si decidir se publica ou não.

    Para mim, existe um atentado à liberdade de expressão quando, alguém, utiliza um pseudónimo, para proteger-se, quando efectua comentários fundamentados, mas críticos, com o receio de repercussões indevidas e abusivas.

    E este texto retrata isto mesmo.

    ResponderEliminar
  4. Pelos vistos o nosso repórter revela desconhecimento sobre inúmeras situações que se passam na nossa urbe. Situações que desrespeitam e condicionam liberdades de opinião e expressão.
    Estou de acordo com o Marco quando afirma que quando se condiciona determinados comentários, então poderemos estar a limitar a liberdade. Aliás, é uma atitude com "tiques" anti-democráticos que contraria o espírito da blogosfera. Gostava de saber se existe algum blogue em Portugal com a mesma linha editorial, analisando primeiro os comentários, para decidir depois se são passíveis ou não de publicação. Mas interroguemo-nos: porquê então em Cabeceiras??? Será medo ou receio de ouvir verdades incómodas??? Responda quem souber.

    ResponderEliminar