O pároco de Aguiar da Beira não recebeu o salário de Maio, no valor de 675 euros, e corre o risco de ficar sem o de Junho. A Comissão Fabriqueira não tem dinheiro.(...)
A crise financeira instalada agrava-se à medida que vão diminuindo as receitas das missas e esmolas.(...)
A proposta de doar o centro social à Misericórdia de Aguiar da Beira foi apresentada, a meio da semana passada, pelo pároco José Fernando Pinto. "Foi a votos e saiu derrotada. Em seis elementos, a única pessoa que concordou em ceder aquele edifício foi o próprio padre, que é também presidente do centro social. Alega que o voto dele é que vale, e que o nosso papel é meramente consultivo"(...)
A polémica surge poucos meses depois de o anterior pároco de Aguiar da Beira ter sido transferido para outra paróquia por alegado desvio de bens da Igreja.Em Março, após um "rigoroso" inquérito, o bispo da diocese anunciou que o sacerdote, Carlos Sousa, teria de devolver à paróquia cerca de cinco mil euros e alguns móveis da residência paroquial.
"Já estamos em finais de Junho e ainda não entregou nada"(...)
"As dádivas estão a diminuir. Havia domingos em que recebíamos 300 euros. Agora dificilmente chegam aos 40. Há muita gente desgostosa que está a deixar de ir à eucaristia", lamenta a comissão fabriqueira.
(...)apesar do padre estar com o salário em atraso, a sua situação não é preocupante. "Tem casa de graça e mais de 200 euros por mês de cada uma das outras cinco paróquias. Além de outras receitas, uma em cada três missas reverte integralmente a seu favor".
Investigassem o cherife da igreja do concelho de cabeceiras de Basto e ai sim viria ao de cima as suas burlisses e as dos seus compinchas. Apesar dos desvios de dinheiro terem sido volumosos, conseguiram "abafar" tudo e apenas e só apenas porque os Sr's padres apesar de serem um dos sectores mais "podres" da sociedade ainda são tidos como Reis e Senhores por muita boa gente. Quem já viu os padres a ajudar as crianças pobres do nosso concelho de borla!? fazem algumas festas e tal mas quem fica com os louros são os padres mas quem financia são as juntas de freguesia com o dinheiro de todos nós ou seja nós é que financiamos a instituição mais rica e com mais poder do mundo.
ResponderEliminarExiste muita hipocrisia.
ResponderEliminar