24 junho 2008

"Tem casa de graça e mais de 200 euros por mês de cada uma das outras cinco paróquias. Além de outras receitas, uma em cada três missas..."

Salários em atraso, alienação do património da Igreja, comissão fabriqueira, alegado desvio de bens da ecclesia, esmolas e emulamentos, terra interiorizada. São alguns dos ingredientes da história que irei recortar de seguida:

O pároco de Aguiar da Beira não recebeu o salário de Maio, no valor de 675 euros, e corre o risco de ficar sem o de Junho. A Comissão Fabriqueira não tem dinheiro.(...)

A crise financeira instalada agrava-se à medida que vão diminuindo as receitas das missas e esmolas.(...)

A proposta de doar o centro social à Misericórdia de Aguiar da Beira foi apresentada, a meio da semana passada, pelo pároco José Fernando Pinto. "Foi a votos e saiu derrotada. Em seis elementos, a única pessoa que concordou em ceder aquele edifício foi o próprio padre, que é também presidente do centro social. Alega que o voto dele é que vale, e que o nosso papel é meramente consultivo"(...)

A polémica surge poucos meses depois de o anterior pároco de Aguiar da Beira ter sido transferido para outra paróquia por alegado desvio de bens da Igreja.Em Março, após um "rigoroso" inquérito, o bispo da diocese anunciou que o sacerdote, Carlos Sousa, teria de devolver à paróquia cerca de cinco mil euros e alguns móveis da residência paroquial.

"Já estamos em finais de Junho e ainda não entregou nada"(...)

"As dádivas estão a diminuir. Havia domingos em que recebíamos 300 euros. Agora dificilmente chegam aos 40. Há muita gente desgostosa que está a deixar de ir à eucaristia", lamenta a comissão fabriqueira.

(...)apesar do padre estar com o salário em atraso, a sua situação não é preocupante. "Tem casa de graça e mais de 200 euros por mês de cada uma das outras cinco paróquias. Além de outras receitas, uma em cada três missas reverte integralmente a seu favor".

2 comentários:

  1. Investigassem o cherife da igreja do concelho de cabeceiras de Basto e ai sim viria ao de cima as suas burlisses e as dos seus compinchas. Apesar dos desvios de dinheiro terem sido volumosos, conseguiram "abafar" tudo e apenas e só apenas porque os Sr's padres apesar de serem um dos sectores mais "podres" da sociedade ainda são tidos como Reis e Senhores por muita boa gente. Quem já viu os padres a ajudar as crianças pobres do nosso concelho de borla!? fazem algumas festas e tal mas quem fica com os louros são os padres mas quem financia são as juntas de freguesia com o dinheiro de todos nós ou seja nós é que financiamos a instituição mais rica e com mais poder do mundo.

    ResponderEliminar