05 julho 2008

Não permitir

As diferenças entre a esquerda e a direita ideológica em Portugal, por vezes, e em alguns partidos, esfuma-se por interesses mútuos. Em certas questões, a divergência impõe-se. A câmara social-democrata de Santa Comba Dão, tem o intuito de criar uma casa museu sobre António Oliveira Salazar. Na discussão na Assembleia da República, os partidos da dita esquerda ideológica refutem tal iniciativa. A direita, tem como argumento o possível desenvolvimento regional e o carácter de contradição democrática a não implantação de tal saudosa casa.

Ora, para os filhos da revolução de Abril, onde me integro, o simbolismo dos actos é algo a ter em conta. A criação de um "monumento" de potencial adulação pelos saudosistas conservadores é um perigo e um contra-senso ao dever de Liberdade. Não apoio uma erradicação de certos maus momentos da História. Pelo contrário, apoio uma maior divulgação dos erros, das consequências, das razões, para que no futuro, tenhamos uma maior consciência histórica para não permitir ou cometer erros idos. Existem técnicas, planos e métodos de maior pedagogia política que a criação de uma casa-museu para futura adulação. A ideologia por detrás desta acção é repugnante, atroz e, consequentemente, condenável.

2 comentários:

  1. Quer queiramos ou não os saudosistas/salazaristas não assumidos sempre tiveram 2 partidos o PSD e o CDS, há muitos anos o PDC.

    Este Museu seria o Monumento ao revisionismo do Estado filo-fascista pré-25 de Abril de 1974.

    ResponderEliminar
  2. Existe ainda muito "ressabiado" Salazarista por aí...

    ResponderEliminar