O Carlos Leite interroga se terá Cabeceiras construído a base sólida que possibilite a ambição de um futuro auspicioso?. Contudo, num resultado de uma conferência debate (à primeira vista carregada de novidades) surge um plano a médio prazo ambicioso para Cabeceiras de Basto.
Seja qual for a base que servirá para um desenvolvimento sustentado deste concelho, terá que, indiscutivelmente, de se assentar na aposta no incremento da cidadania e da consequente discussão pública. Premissas que um projecto comum terá que incluir.
Caro Marco:
ResponderEliminarObrigado pela referência feita ao post publicado no "Pensar Basto". A grande novidade foi de facto a apresentação de um plano ambicioso para o futuro de Cabeceiras, é pena que não se tenha mostrado as matrizes com as quais se pretende alcançar esse futuro, a atitude da população é de facto a mais importante, se bem, que a politica a foi cada vez mais atrofiando.
Cabeceiras em 2020 CIDADE COM TRADIÇÃO!!! O exemplo da eterna vila de Ponte de Lima, (que não quer ser cidade) acho um exemplo a reter, se for determinante e objectivo sólido, a cidade, espero que fixem o exemplo de Alcobaça, até pela enorme relação da mesma com o grande Mosteiro, lá cistercense aqui beneditino.
As matrizes na minha opinião deveriam assentar na inovação dos recursos endógenos, através da produção de conhecimento próprio, desenvolvido numa escola superior de Basto para a região de Basto tão igual em cultura e identidade e necessidades, de incubadoras de empresas para dinamizar o empreendedorismo e o aparecimento de empresas. O facto de estarem relacionados com o Vale do Ave, permite-lhes beber os exemplos de Guimaraes, com os seus living Labs, e innovation Hubs, e do centro tecnológico. Assim poderiam apostar na marca mais auspiciosa…CABECEIRAS VILA OU CIDADE DO CONHECIMENTO.( ESTA SIM A MELHOR MARCA EM QUALQUER PARTE DO MUNDO)
É de todo importante o envolvimento da população, é de todo importante o incremento da cidadania e discussão pública e é de todo importante que essas parcelas se façam aparecer nos debates em que é dado a todos a possibilidade de expor a opinião...tal como eu o fiz na mesma, de forma construtiva!
Bem-haja!
CMCL
www.pensarbasto.blogspot.com
Um assunto a abordar no futuro, com certeza.
ResponderEliminarAbraço