26 maio 2009

Felizmente, há quem queira falar das questões verdadeiramente importantes e não de política e dos políticos "caseiras"

4 comentários:

  1. Só ideias Boas. E aquela de votar aos 16!
    Porreiro pró BE não é?
    Será que a seguir tentam proibir o voto a partir dos 65 porque para eles já não é porreiro???

    ResponderEliminar
  2. Caro Carlos,

    Quanto à questão de proibir o voto, isto é uma atitude anti-democrática e não acredito (fora alguns partidos e políticos mais extremistas) que (os políticos) defendam qualquer tipo de proibição de voto (muito pelo contrário).

    Quanto à proposta do BE em que um cidadão com idade de 16 anos (e superior) possa votar, penso que é de elementar justiça. Pois, se um jovem com 16 anos pode trabalhar (e receber um salário) e ser imputável ao nível legal (ou seja, a possibilidade de ser julgado como adulto) tem reunido alguns dos mais importantes passos da maioridade. Portanto, porque não pode ele votar?

    Faz confusão? A mim não.

    ResponderEliminar
  3. E porque não pode ir preso como qualquer outro cidadão caro Marco??
    Só é cidadão para umas coisas e outras não? Porque é que existem Casas de correcção ou lá o que é para eles?
    Se são cidadãos e criminosos vão para onde os cidadãos criminosos vão! Para a cadeia.

    ResponderEliminar
  4. Mas é isto o que acontece aos jovens maiores que tenham uma idade supeiror ou igual a 16 anos, ou seja, se tiveres uma idade superior ou igual a 16 anos e praticares um crime, perante a lei, és imputável (podes ser responsabilizado penalmente, por outras palavras, com 16 anos podes ir para a cadeia)...mas não podes votar.

    Este e outros fundamentos faz que a proposta do BE faça todo o sentido.

    Agora, o que se ouvia por aí é que certas pessoas queriam diminuir a idade mínima de imputabilidade (que na actual lei está reservada, fora outros casos, a menores de 16 anos). Sobre esta questão, sou contra este tipo de "remédios". Vemos muitos a declarar mais medidas punitvas e restritivas para combater a violência contudo, estes aparentam não gastar um segundo para pensar no que provoca a violência e, muito menos, tentar resolve-la.

    ResponderEliminar