Ontem, após meses de trabalhos de restauro, e ao fim de 80 anos de paragem, foi re-inaugurado o orgão de tubos do Mosteiro de S. Miguel de Refojos. O instrumento voltou a soar para todos nós pelas mãos do organista Peter Leu, com uma adesão muito significativa da população local.
É sem dúvida uma peça de elevado valor patrimonial e cultural, cuja integridade e funcionalidade foi ontem devolvida aos Cabeceirenses. Felicito as entidades competentes que se esforçaram pelo financiamento do projecto - Programa Operacional da Cultura e Município de Cabeceiras de Basto, assim como, todas as outras entidades envolvidas na execução do mesmo.
De realçar ainda, a nobre referência ao já falecido Professor Joaquim Santos, homem da nossa terra que dedicou a sua vida inteira à música, e com reconhecimento a nível nacional e além fronteiras, pelas suas composições musicais. Certamente que ontem seria uma noite muito feliz para ele, se cá estivesse entre nós.
Finalmente alguem se lembrou de recuperar alguma coisa desse Mosteiro, espero que agora olhem com olhos de ver para essas talhas que metem dó; Qualquer dia não há recuperação possível.
ResponderEliminarEspero que os Cabeceirences saibam dar valor a quem faz algo por essa Vila...
Cumprimentos
Pe. Joaquim dos Santos:
ResponderEliminarwww.maestrojoaquimdossantos.blogspot.com
Pe. Joaquim dos Santos!!!
ResponderEliminarSem duvida nenhuma uma das "figuras" mais importante de Cabeceiras de Basto e que nem sempre foi bem acarinhado na minha opinião.
Por todo o seu percurso por essa terra e não só, muito obrigado Dr. Santos!! até sempre.