26 julho 2009

Património Local

Ontem, após meses de trabalhos de restauro, e ao fim de 80 anos de paragem, foi re-inaugurado o orgão de tubos do Mosteiro de S. Miguel de Refojos. O instrumento voltou a soar para todos nós pelas mãos do organista Peter Leu, com uma adesão muito significativa da população local.
É sem dúvida uma peça de elevado valor patrimonial e cultural, cuja integridade e funcionalidade foi ontem devolvida aos Cabeceirenses. Felicito as entidades competentes que se esforçaram pelo financiamento do projecto - Programa Operacional da Cultura e Município de Cabeceiras de Basto, assim como, todas as outras entidades envolvidas na execução do mesmo.
De realçar ainda, a nobre referência ao já falecido Professor Joaquim Santos, homem da nossa terra que dedicou a sua vida inteira à música, e com reconhecimento a nível nacional e além fronteiras, pelas suas composições musicais. Certamente que ontem seria uma noite muito feliz para ele, se cá estivesse entre nós.

3 comentários:

  1. Finalmente alguem se lembrou de recuperar alguma coisa desse Mosteiro, espero que agora olhem com olhos de ver para essas talhas que metem dó; Qualquer dia não há recuperação possível.

    Espero que os Cabeceirences saibam dar valor a quem faz algo por essa Vila...

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Pe. Joaquim dos Santos:

    www.maestrojoaquimdossantos.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Pe. Joaquim dos Santos!!!

    Sem duvida nenhuma uma das "figuras" mais importante de Cabeceiras de Basto e que nem sempre foi bem acarinhado na minha opinião.

    Por todo o seu percurso por essa terra e não só, muito obrigado Dr. Santos!! até sempre.

    ResponderEliminar