01 dezembro 2009

Querem mudar a data do vinte cinco de Abril para Novembro?

Não compreendo (na totalidade) a atitude revisionista apresentada pelo CDS-PP na Assembleia da República. Quiseram, embora tenha sido apenas um apelo a um voto de congratulação, elevar no patamar histórico a efeméride de 25 de Novembro 1975. Nada contra a data e o simbolismo a ela associada. Contudo, elevar o 25 de Novembro ao momento histórico que originou a nossa Democracia é historicamente abusivo. Na génese da nossa Democracia está e estará sempre ao fim da ditadura e a consequente instauração da liberdade -isto aconteceu a 25 de Abril de 1974.

Na minha opinião isto pode-se explicar como a necessidade que uma certa direita mais à direita tem, em haver, através da extrapolação do 25 de Novembro, uma qualquer revanche contra a celebração da data do 25 Abril de 1974 (quase sempre conotada com a esquerda política).

Curiosamente o mesmo grupo político que euforicamente celebra o 25 de Novembro é o mesmo que tem sempre o festejo (quando o há) mais contido em alturas de Abril. «Coincidências, não existem».

Sem comentários:

Enviar um comentário