20 março 2008

Existem valores e valores

> Salesianos vão fazer uma urbanização de 5 milhões de euros perto do novo aeroporto

> Diocese de Braga gere uma cadeia de hotéis e um spa com jacúzi e solário

> Fátima teve, num ano, um lucro de 3,9 milhões em acções e aplicações financeiras

> O anterior cardeal patriarca de Lisboa deixou uma herança de 5 milhões de euros

A opulência da Igreja Católica será, e está a ser, o despacho para a descrença da sociedade. A sua hipocrisia está imortalizada nos compêndios da História, seus autores opulentos e inumanos perpetraram actos horripilantes e paradoxais aos valores e ideais que preconizaram. Salva-se algumas excepções que vigoram na História eclesiástica como símbolos, prontamente imortalizados em sacro estátuas que contradizem com a mais áurea regra da não representação física de algo superior.

Sendo a Igreja uma instituição rica , horrivelmente rica, equiparada a uma empresa com capital inesgotável, enquanto conseguir aliciar os seus clientes (crentes), possui fundos para singrar na esfera financeira mas com o esclarecimento e responsabilização perde na esfera espiritual e de valores. O paradoxo desta instituição é evidenciado com a fome, pobreza e maleitas que caracterizam precariedade vivencial de quem vive e mora na esquina da rua da sua mui grande instituição.

Engana-se quem diz que a presente descrença da sociedade é fruto de modas, falta de valores ou qualquer tipo de falta de amor. Deve-se ao esclarecimento, a assumpção de factos inegáveis e do paradoxo vivencial e pernicioso da Igreja. Incomoda o esclarecimento. Não sou contra os valores essenciais do cristianismo ou de qualquer outra religião/ideologia que apregoe a equidade e amor ao próximo. Sou contra os que em nome destes valores elaboram subterfúgios vãos para proveito próprio não efectuando o que apregoam. Só com o esclarecimento e uma certa purgação de vícios milenares a Igreja voltará a encantar os descrentes. Até lá, muitos pecados se cometerão.

( Mosteiro de São Miguel de Refojos fotografado por Charlène Pereira )

4 comentários:

  1. Em tempos idos disse Padre António Vieira no seu sermão aos peixes,"Santa Hipocrisia",naquele tempo o "peixe" era outro, o que diria Vieira se aqui estivesse e visse que a santa hipocrisia se adequa á doutrina que ele tanto defendeu.

    Duarte

    ResponderEliminar
  2. São vícios antigos, quem nem os valores mais puros da religião conseguem ( e o tempo é a prova) erradicar.

    ResponderEliminar
  3. Santa ignorância sectária e esquerdista. Até os burros, graças aos blogs, conseguiram disfarçar os zurros. A prova está nestas bandas..

    ResponderEliminar
  4. Não é sectarismo.
    São evidências, prontamente confirmadas pela realidade.

    O pior cego é o que não quer ver.

    ResponderEliminar