17 setembro 2008

O sistema

Estamos perante mais uma crise económica mundial de contornos imprevisíveis. A crise actual (apenas uma doença congénita a demonstrar as falhas do sistema) tem a sua génese na parte mais insalubre do capitalismo- o sector financeiro. A crise do subprime tenta apenas reorganizar e apurar o sistema. Foi, e é, uma crise na base de sustentação do capitalismo- o consumismo. Sendo o crédito a base de sustentação do consumismo, e este o do capitalismo, logicamente, que o sistema económico actual está em crise.

Isto é apenas um ciclo de regeneração económica. Uma frase feita. Eliminar as perniciosas empresas, para que no resultado da 'combustão' destas, se regenere o sistema com novas e melhor preparadas empresas. Outra frase feita. Entretanto, no tempo que separa as anteriores frases, muitos sofrerão com esta 'regeneração'. Nomeadamente, os mesmos que através do seu consumismo 'alimentam' o sistema. O mesmo sistema que, seja em tempos de fartura ou de carestia, mordomia uns em detrimento de muitos. É um sistema económico injusto, imprevisível e não o melhor.

2 comentários:

  1. Seguramente que não é este.

    O melhor, mais justo e previsível sistema não posso indicar.

    Poderá ser o sistema alternativo ao que vigora, poderá ser uma mistura harmoniosa entre o sistema alternativo e o que vigora ou outra coisa qualquer...

    ResponderEliminar