17 fevereiro 2009

Há câmaras e câmaras

«O primeiro-ministro José Sócrates anunciou benefícios fiscais e facilidades no acesso ao crédito bancário para as famílias que instalem painéis solares. "Pagarão menos de metade do custo do equipamento; verão a sua factura energética anual reduzir-se em mais 20%; e terão um benefício fiscal de 30% do custo de investimento do primeiro ano", especificou. Bravo. E quais são as condições para o cidadão que optar por pagar a pronto? Ou o programa só funciona se envolver empréstimo bancário? A Câmara Municipal de Moura é que não esteve à espera de Lisboa e já avançou com um programa de financiamento, em 70% e sem juros, da instalação de sistemas de micro geração de energia eléctrica em particulares, empresas ou instituições, com recurso ao fundo social disponibilizado pela Central Fotovoltaica de Amareleja.»

Óctavio Lima in Ondas3

3 comentários:

  1. "Independentemente do recurso ao crédito ou não, [os consumidores] dirigem-se às instituições bancárias" para dar início ao processo de compra dos painéis solares, disse hoje o ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos.

    http://www.destak.pt/artigos.php?art=21658

    ResponderEliminar
  2. É caso para dizer há CÂMARAS E câmaras...

    ResponderEliminar
  3. A obrigatoriedade em se dirigir às instituições bancárias prova que nada se faz sem agradar. Como diz o outro, "não há almoços grátis".

    Contudo, a medida é postiva. Peca, por esta clásula sem sentido (para nós, pois claro)

    ResponderEliminar