25 abril 2009

[Textos de Abril] A opinião de José Emanuel Queirós

CONVOCADOS A CUMPRIR ABRIL PELOS CONCELHOS DO TÂMEGA

Enquanto o tempo não abranda a marcha e não há forma estudada de evitar a sua erosão, o dia que hoje passa é feriado nacional no meu país.

A Primavera corre cíclica sem repetir outros Abris, e já somam 35 os anos sobre o fim das ‘conversas em família’.

Há mais gente a viver em Portugal e no mundo, mais de tudo, mas há menos Homem no viver por todo o lado que vejo, menos conversas e menos família.

O céu está encoberto por nuvens de tons inofensivos de que eu não gosto, apesar de algumas abertas que não deixam ver o sol, e já esteve mais ameno em Março. O vento, embora brando, sopra que parece querer cortar a alma aos inocentes com flores de jardim ao peito.

Não sei exactamente o que falhou, hoje que é sábado e é dia 25 deste Abril, se foi o tempo ou se foram as previsões dos homens, porque a meteorologia anunciava quedas de granizo.

Gosto das flores silvestres que despontam nos campos de verde viçoso, dos tons da urze, da giesta e da carqueja a florir nos montes, sorrindo para mim com alegria da vida que se faz plena ao sol-pôr. Também gosto das flores de jardim, mas exigem mais cuidados do que a natureza dá, e sucumbem mais às vaidades, às tradições e ao gesto irreflectido de quem passa.

Afastado da sombra de Amarante no rumo de Basto, depois de evitar Cabeceiras ofegante, pelas alturas da Cabreira, subido a Riodouro ao lugar de Moscoso, lá para os confins de Nariz do Mundo a ver terras de Montalegre, onde o tempo mais compassado usa outros mecanismos de contagem, respirando a pureza dos finos ares da serra tem valor verdadeiro o sopro da liberdade que ainda não desceu a encosta.

Se em cada um há consciência de haver um Homem novo e se em todos se projecta a esperança de emendar a revolução frustrada e os erros, tanto basta para termos outro Tâmega e fazermos desta terra outro país de novos Homens noutro Abril.

25 de Abril de 2009, José Emanuel Queirós

Sem comentários:

Enviar um comentário