Lembro-me de interpelar um senhor, com responsabilidades governativas em Terras de Basto, sobre quais os projectos supra-concelhios pensava serem promotores de um desenvolvimento conjunto para as Terras de Basto. Ele respondeu reflexivamente: a ciclo-pista destinada a substituir a (restante) linha ferroviária do Tâmega (zona de Basto) e o projecto das grandes barragens para o Tâmega.
Questionando-o, imediatamente, com o previsível porquê, o egrégio senhor respondeu com as seguintes palavras:
«Porque ambos os projectos irão trazer turismo e, em particular, tenho algumas terras que serão inundadas pelas águas da futura barragem. Elas, hoje, com a agricultura como está, nada valem e assim sempre ganhava algum dinheiro.» E assim me calou.
Em resumo, o abstracto (mas real) autarca tinha o seu discurso político trancado a uns velhos chavões de desenvolvimento que a realidade fez o favor de os desmistificar. Bastaria apresentar como contra exemplo a Pista de Cicloturismo entre Guimarães e Fafe com o desastre em que se tornou, e o não-desenvolvimento em muitas terras que abarcam estes grandiosos projectos hidroeléctricos apelidados de Barragens, para que a inquestionável tese do desenvolvimento tipo fosse questionada.
No entanto, seria interessante que os políticos e as respectivas forças políticas se debruçassem e, consequentemente, motivassem a sociedade e os cidadãos a reflectir as suas ideias e propostas para estas causas, que já marcam a nossa terra. Não querendo alongar nos modelos, alternativas e orientações para o desenvolvimento, (não é o que me leva a escrever estas palavras) porque os há, deixo aqui dois interessantes artigos (e a respectiva legenda em vídeo) de Dario Silva , um incontornável amante da linha férrea, que com o seu jeito por vezes irónico e acutilante, afirma a verdade sobre a linha do Tâmega e a visão castradora de alcatroar o futuro de uma região:
Adenda: no seguimento das obras de requalificação da linha do Tâmega que durará até 2011 era interessante propor-se à Refer e ao, no entretanto, governo a restauração da linha do tâmega nomeadamente até ao Arco de Baúlhe e o cumprimento do projecto de ligar Guimarães a Chaves por esta linha.
Sem comentários:
Enviar um comentário